A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood parece gostar dos musicais, apesar de não parecer estar muito empolgado com o gênero. Os musicais, que possuem produções escassas em Hollywood, receberam 32 indicações durante os 88 anos de premiações do Oscar e o último musical a levar uma estatueta de melhor filme foi “Chicago”, em 2003, posterior apenas a “Oliver!”, filme de 1968. Apesar da Era de Ouro do gênero, época datada no pós II Guerra Mundial, ter acabado, os musicais já foram celebrados pela Academia recentemente, em 2013, com uma homenagem aos musicais durante a cerimônia de premiação.

O musical
Divulgação
O musical "La La Land: Cantando Estações" venceu sete Globos de Ouro e agora concorre a diversas estatuetas no Oscar


Leia mais:  "La La Land" ganha fôlego por se comunicar com sonhadores em tempos obscuros

Este ano, entretanto, o debate acerca do gênero reascendeu a discussão sobre sua posição no universo cinematográfico. O aclamado musical “La La Land – Cantando Estações”, depois de se consagrar no Globo de Ouro com sete vitórias , reapareceu com força na lista de indicados ao Oscar  divulgada nesta terça-feira (24) com 14 menções e configurando-se como o líder de indicações da premiação. Protagonizado por Emma Stone e Ryan Gosling, o filme também foi encarado como uma homenagem aos musicais pelas referências que traz em suas cenas, além de remeter a uma época em que o jazz e o sapateado faziam sucesso em Hollywood.

Com as origens enraizadas no teatro – em especial na Brodaway -  muitos filmes musicais conquistaram as telonas no decorrer dos anos. De “Amor, Sublime Amor” (1961) ao longa baseado na clássica história de Victor Hugo, “Os Miseráveis” (2012), os musicais chegaram a levar diversas estatuetas para casa em várias categorias, incluindo o de melhor filme, como aconteceu com “A Noviça Rebelde” que além de ser indicada a 10 categorias do Oscar, chegou a levar cinco estatuetas na cerimônia de premiação de 1966. Apesar da indústria ter desacelerado, os filmes tem uma importância significativa para a história do cinema universal e, principalmente, para Hollywood. Será que em 2017 mais um musical levará a estatueta de melhor filme? 

 Leia mais:  Jimmy Kimmel é confirmado como apresentador da cerimônia do Oscar 2017

Confira os musicais favoritos do Oscar: 


    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!