A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood divulgou na manhã desta terça-feira (23) os indicados à 90ª edição do Oscar que terá “A Forma da Água” na liderança da corrida com 13 indicações. O filme do mexicano Guillermo Del Toro ganhou o Leão de Ouro em Veneza, o Critic´s Choice Awards e o prêmio do Sindicato dos Produtores e vem cacifado para a disputa. A história gira em torno de uma mulher muda que se apaixona por uma criatura marinha.

Leia também: A Forma da Água" lidera corrida para o Oscar 2018 com 13 indicações

Sally Hawkins indicada ao Oscar de Melhor Atriz e seu filme,
Divulgação
Sally Hawkins indicada ao Oscar de Melhor Atriz e seu filme, "A Forma da Água", concorre em outras doze categorias

Outros filmes com múltiplas indicações foram “Três Anúncios para um Crime” com sete,   “Dunkirk” , com oito, “O Destino de uma Nação” e “Trama Fantasma” , ambos com seis. Este último acabou performando muito melhor do que críticos e indústria imaginavam e além da nomeação para Daniel Day Lewis emplacou na disputa pelo Oscar nas categorias de filme, direção e atriz coadjuvante.

Leia também: A sensação do Oscar 2018 se chama Timothée Chalamet e tem 22 anos

Diferentemente do ano passado quando foram oito, são nove os indicados a melhor filme do ano. Além dos cinco já citados, “Me Chame pelo Seu Nome”, “Corra!”, “Lady Bird – É Hora de Voar” e “The Post: A Guerra Secreta” completam a lista.

undefined
oscar 2018

Os indicados a melhor filme no Oscar 2018

Como esperado, trata-se de um Oscar que se preocupou em refletir os anseios que pautam a indústria. Dos nove indicados a melhor filme, quatro são protagonizados por personagens femininas. Jordan Peele se tornou o quinto diretor negro indicado à direção por “Corra!” e Greta Gerwig a quinta mulher lembrada na mesma categoria. Ambos também concorrem em roteiro original. Este é um Oscar da autoralidade e todos os diretores nomeados, Guillermo Del Toro (“A Forma da Água”), Christopher Nolan (“Dunkirk”) e Paul Thomas Anderson também assinam ou co-assinam o roteiro de seus filmes.

Há quatro atores negros entre os 20 nomeados nas categorias de atuação. Dois a menos do que em 2017, quando houve indicados nas quatro categorias. Neste ano, há dois atores destacados na categoria de Melhor Ator, Denzel Washington e Daniel Kaluuya, e outras duas em Atriz Coadjuvante, Octavia Spencer e Mary J. Blige. A primeira se torna a recordista entre mulheres negras indicadas na categoria na história. São três indicações na década. Ela ganhou logo na primeira por “Histórias Cruzadas”.

Fazendo história

Se “Me Chame pelo Seu Nome” ostenta presença menor do que esperado, com apenas quatro indicações, o ator Timothée Chalamet tem razões de sobra para comemorar. Além de se tornar o mais jovem indicado na categoria de Melhor Ator, ele figura em dois indicados a melhor filme. Além da produção de Lucas Guadagnino, ele também está em “Lady Bird”. Outros atores com presença em mais de um indicado a melhor filme são Michael Stuhlbarg (“Me Chame pelo Seu Nome”, “A Forma da Água” e “The Post”) e Lucas Hedges (“Três Anúncios para um Crime” e “Lady Bird”). Por falar em história, Steven Spielberg se torna o maior recordista vivo entre indicados a melhor filme. Com “The Post”, ele conseguiu sua 11ª indicação na categoria.

Leia também: Delicado, "Me Chame pelo Seu Nome" contribui para fim do rótulo "filme gay"

Cena de
Divulgação
Cena de "Trama Fantasma" que surpreendeu com seis indicações ao Oscar

Rachel Morrison se tornou a primeira mulher indicada à direção de Fotografia por “Mudbound: Lágrimas Sobre o Mississipi”, que deu à Netflix suas primeiras quatro indicações ao Oscar fora de categorias de documentário. O fantástico Roger Deakins recebeu sua 14ª indicação por “Blade Runner 2049”. Ele ainda não venceu.  

Denzel Washington recebeu sua oitava indicação ao Oscar ampliando seu recorde entre atores negros e tornando-se o quinto ator mais indicado da história.

O Oscar decidiu fazer história em sua 90ª edição e ainda tem espaço para fazer muito mais. A entrega dos prêmios acontece em 4 de março com transmissão para o brasil pela TNT e Globo.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!