A gente já sabe que tanto o governo, quanto a população egípcia tem uma mentalidade bem mais conservadora
do que a brasileira, mas parece que dessa vez, uma atitude tomada pelo poder do país chamou a atenção ao redor do mundo: uma cantora local foi condenada a dois anos de prisão por ter comido uma banana em um clipe.
Leia também: Modelos e muito sexo: os clipes mais sensuais da história da música
A cantora Shaimaa Ahmed, mais conhecida como Shyma , foi condenada a dois anos de prisão no Egito por "incitar a depravação e a libertinagem", ao aparecer no clipe de I Have Issues comendo uma banana e vestindo roupas íntimas em uma sala de aula. Além da banana, a morena aparece lambendo uma maçã e sob o olhar animadinho de diversos jovens que seriam "seus alunos"no vídeo.
Leia também: Foi plágio? Fãs de Anitta acusam P!nk de copiar brasileira em novo clipe
As imagens causaram indignação na população com a mentalidade mais conservadora do país, que pediu uma punição para Shyma. A cantora foi detida em novembro e pediu desculpas em sua página no Facebook - que foi excluída em seguida -, alegando que não imaginaria que a produção iria ter tamanha repercussão. "Nunca imaginei que eu ficaria sujeita a um ataque tão forte de tanta gente", havia escrito.
Opressão
Os fãs de Shyma consideraram que a prisão da cantora de 25 anos foi mais uma forma de opressão e censura contra artistas realizada pelo governo do país. Essa não foi a primeira vez que uma mulher foi presa no Egito por "inicitar a devassidão". Em 2016, três dançarinas foram condenadas a seis meses de prisão por esse mesmo motivo.
Leia também: Empoderada, IZA lança videoclipe com participação de Tais Araújo
Além de Shyma, o diretor do clipe também foi condenado aos mesmos dois anos de prisão. Ambos ainda podem recorrer da sentença e tentar evitar que sejam, de fato, presos. Os fãs da cantora torcem para que a prisão seja revertida e a morena possa continuar a trabalhar em liberdade.