Cate Blanchett dispensa apresentações. Vencedora de dois Oscars e merecedora de tantos outros, a atriz retorna aos cinemas em um filme que é em si um desafio para qualquer intérprete. Em “Manifesto”, a atriz vive 13 personagens diferentes.
Leia também: Cate Blanchett para todos os gostos! Atriz vive 13 personagens em "Manifesto"
Destaque nos festivais de Sundance, Roterdã e Tribeca, “Manifesto” integrará a programação do festival internacional de cinema do Rio de Janeiro que ocorre entre os dias 5 e 15 de outubro. A estreia em circuito comercial está agendada para 26 de outubro.
Leia também: "mãe!" resgata paradigma do cinema como moderador do debate social
Este é o primeiro filme do alemão Julian Rosefeldt. Ele estudou arquitetura em Munique e em Barcelona e foi professor de instituições como a Universidade da Bauhaus. É artista visual. Suas obras integram o acervo de museus como o MoMA , em Nova York, e The Saatchi Collection, em Londres. Já teve exposições individuais em mais de 30 países, em espaços como Hamburger Bahnhof, em Berlim, e Park Avenue Armory, em Nova York.
Você viu?
O longa
O primeiro trailer legendado da produção pode ser conferido abaixo. No longa a seguinte inquietação é dimensionada: Os históricos manifestos de arte podem ser aplicados à sociedade contemporânea?
Leia também: “Thor: Ragnarok” e mais quatro trailers imperdíveis que você precisa ver
Rosefeldt elaborar uma homenagem às declarações artísticas e inovadoras do século XX, dos futuristas e dadaístas ao Pop Art, Fluxus, Lars von Trier e Jim Jarmusch, esta série de reencenações interpretadas por Cate Blanchett explora os componentes performativos e o significado político dessas declarações.
Uma síntese da elaboração artística da humanidade por meio de um tour de force de Cate Blanchett. “Manifesto” promete ser uma produção tão ambiciosa quanto a curiosidade que enseja.
Vilanizada
No mesmo dia em que estreia 13 versões de si nas salas brasileiras, Cate Blanchett ofertará outra em "Thor: Ragnarok". Ela é mais uma atriz do primeiro escalão seduzida pelos filmes de super-heróis. Na produção ela vive a deusa Hela que quer destruir Asgard e, claro, medirá forças com Thor (Chris Hemsworth). O fim do mês de outubro promete ser um manifesto do talento de Cate Blanchett.