Anitta está representando (e muito bem) o Brasil quando o assunto é carreira internacional. Prova disso é o fato dos trabalhos gringos não pararem de pipocar na vida da musa pop. Porém, tentar alavancar a profissão além das fronteiras não é novidade aqui nas terras tropicais e, muito antes desse salto dado por Anitta, outros artistas também buscaram um lugar ao sol no universo musical do exterior.
Dito isso, aqui está uma lista que o iG Gente fez para mostrar que antes da diva Anitta, outros talentos brasileiros também miraram alto os passos que queriam dar na profissão e tentaram carreira internacional. Confira quem foram eles!
Leia também: Dudu Camargo e outros artistas que já foram desnecessários na televisão
Anitta
Daria para falar dos feitos internacionais de Anitta até cansar porque a cantora está literalmente implacável. Depois de “Sim ou Não”, hit feito em parceria com o cantor colombiano Maluma, a musa pop decolou sem previsão de volta: vieram em seguida as parcerias com a rapper australiana Iggy Azalea, a drag queen Pabllo Vittar e o grupo de produtores de música eletrônica Major Lazer e, agora, a garantia de que um álbum em inglês será lançado em breve pela cantora. De acordo com informações da Billboard, a funkeira vai gravar com a Shots Studios, agência digital que tem Justin Bieber como um dos sócios. É mole?
Sandy & Junior
No caso de Sandy & Junior, cativar o Brasil inteiro parece não ter sido o suficiente para os irmãos. No ano de 2002, a dupla lançou o CD “Internacional”, feito nas versões em inglês e espanhol para países da América e Europa, feito com 14 faixas, sendo 13 de áudio e uma multimídia contendo o clipe do single do álbum “Love Never Fails”. Com “Internacional”, a dupla conseguiu ter êxito, o que rendeu para Sandy prêmios no Festival Internacional da Canção de Viña del Mar, que acontece no Chile. Além disso, o CD ainda garantiu para os irmãos um disco de platina pelas mais de 250 mil cópias vendidas, segundo a Associação Brasileira dos Produtores de Discos.
Wanessa Camargo
Tudo começou na vida de Wanessa Camargo com o pop romântico. Lá nos anos de 2000, o álbum “Wanessa Camargo” inaugurava sua carreira como cantora. No entanto, cerca de 10 anos depois, a filha do cantor sertanejo Zezé de Di Camargo começou a mudar suas produções e apostou durante um tempo na música eletrônica, com as letras em inglês. Em 2011, a cantora chegou a realizar parcerias com os rappers americanos Ja Rule e Soulja Boy, que resultaram nos hits “Fly” e “Turn it Up”, respectivamente. A meta de atingir o exterior, porém, não foi conquistada por Wanessa e, atualmente, a intérprete foca em suas raízes: a música sertaneja.
Michel Teló
Como esquecer o sucesso mundial que se tornou a música “Ai, Se Eu Te Pego”, do sertanejo Michel Teló? Quase impossível. O sucesso da canção foi tão grande que, em pouco tempo, a música se tornou hit e começou a viajar mundo a fora. Entre 2011 e 2012, na Alemanha, na Áustria e na Bélgica o hit ocupou a primeira posição das paradas e esse alcance rendeu a Michel viagens para mais de 15 países, além de quase 300 shows fora do Brasil. Porém, parece que a alegria acabou tão rápido quanto começou. O sucesso internacional de Michel Teló ficou só com “Ai, Se Eu Te Pego”. Outros hits não conseguiram a mesma visibilidade.
Claudia Leitte
Não é de hoje que Claudia Leitte considera o lançamento de uma carreira internacional. A música “Locomotion Batucada” foi a primeira em módulos internacionais feita pela cantora, apresentada em língua inglesa em 2011 no Miss Universo. Depois, cantar “We Are One” ao lado de JLo e Pitbull na Copa do Mundo de 2014 parece ter aberto os caminhos para a produção de “Corazón”, em 2015, que contou com a participação de Daddy Yankee, cantor porto-riquenho. No entanto, as visualizações não foram suficientes para que a loira tornasse maior seu reconhecimento Brasil afora. Ultimamente, Claudinha tem batido na tecla de que nada é impossível e insistido em seu sonho de cantar em outras línguas, coisas que já garantiu publicamente estar fazendo.
Naldo Benny
O hit “Amor de Chocolate” mudou o olhar de Naldo. A partir do sucesso que conquistou com a canção, o cantor passou a cogitar uma carreira internacional e até mudou de “Naldo Benny” para “Benny”. No entanto, o que era rumor lá em 2013, ainda não se concretizou. Nesse mesmo ano, Naldo chamou a atenção por ter sido visto com Will Smith em território carioca, aproveitando uma viagem que o ator fez ao Brasil na época. Depois disso, Naldo chegou a levantar expectativas para um filme sobre sua vida, no qual Will estaria incluso no elenco. O cantor também havia falado em um CD em espanhol, mas até hoje nenhuma novidade concreta apareceu.
Kelly Key
“En Español” foi a versão em espanhol do primeiro CD da cantora pop vendida apenas na América Latina, o homônimo “Kelly Key”. No ano de 2001, a cantora deslanchou sua carreira nacional e tinha tudo para decolar internacionalmente, tanto é que a demanda de seus shows internacionais começou a crescer e foi nesse momento que foi lançado o disco na língua latina. Um dos singles mais famosos da cantora, a canção “Baba”, virou “Que Bobo” em espanhol. No passado, Kelly Key chegou a ser convidada para abrir shows brasileiros de Britney Spears, porém, a produção da diva pop americana desistiu de trazer a turnê ao Brasil. Atualmente, Kelly Key investe em seu talk show no YouTube, e seu último trabalho foi o disco “Controle”, de 2015.
Rouge
Após saírem vitoriosas do reality show Popstars, as meninas do Rouge assinaram contrato com a Sony Music e RGB Entertainment, produtora internacional. Além de ter emplacado a música “Ragatanga” como hit, que contou com participação especial das meninas do grupo Las Ketchup, espanhol, as meninas do Rouge também lançaram uma versão latina de um dos sucessos do segundo álbum (“Ces’t La Vie”, 2003) “Um Anjo Veio Me Falar”, que ficou intitulada como “Un Angel Vive En Mi”. Mais músicas foram gravadas em idioma latino, porém, com a saída de Luciana Andrade do grupo, as canções foram engavetadas.
Ivete Sangalo
Outra artista brasileira que não poderia ficar de fora dessa lista é a cantora Ivete Sangalo. Por volta de 2010, a intérprete baiana gravou um DVD de superprodução no Madison Square Garden, um famoso complexo de quatro arenas localizado na cidade de Nova York, nos Estados Unidos. No trabalho, Ivete contou com participações de personalidades da música como Nelly Furtado, James Morrisson e Juanes. Atualmente, a cantora segue com as músicas em português sem muitas novidades de mira internacional. Em setembro deste ano, a baiana canta no Rock In Rio, no mesmo dia em que a cantora Lady Gaga.
Leia também: Artistas que já se arriscaram no mundo da atuação – mas desistiram
Jota Quest
Também lá para o fim da primeira década de 2000, o grupo Jota Quest lançou o primeiro álbum em espanhol “Dias Mejores”, visando o mercado latino-americano e com estreia primordial na Argentina. O primeiro single lançado na época foi a versão em espanhol da música “Encontrar Alguém”, que virou “Encontrar Alguien” e apresentação de todo o projeto de atingir o estrangeiro da banda foi apresentado em Buenos Aires. No entanto, a explorada da banda nos horizontes internacionais, que estão além das fronteiras brasileiras, parece ter sido pontual. Nos planos atuais da Jota Quest, estão a apresentação no festival Rock In Rio e a gravação de um novo acústico.