Pensar ou falar sobre política no Brasil atualmente tornou-se uma tarefa difícil. Com tantos acontecimentos nos últimos anos e reviravoltas, entender o que está por trás do momento histórico é uma tarefa que demanda muito tempo – e leitura. Entre depoimentos, notícias e documentários, a literatura não-ficcional ressurge com diversos títulos de autores que tentam analisar e explicar o que está por trás de tantas mudanças no País.

A atual crise política do Brasil pode ser explicada através de diversos livros publicados ao longo dos anos
Ichiro Guerra/PR/Planalto
A atual crise política do Brasil pode ser explicada através de diversos livros publicados ao longo dos anos


Leia também: Literatura performática: novo gênero ou característica da arte?

De clássicos da literatura brasileira à livros que foram publicados em momentos históricos e recentes do Brasil, confira dez livros que podem ajudar a compreender o cenário da crise política no país.

“Choque de democracia: Razões da Revolta” – Marcos Nobre

undefined
Reprodução

O livro remonta junho de 2013 explicando o processo de democratização do país

As manifestações de Junho de 2013 fora um marco na história dos movimentos sociais no Brasil – e consequentemente da política do País. O que começou com uma insatisfação com o aumento da tarifa do transporte público acabou ganhando maiores proporções. Nesse contexto, o autor Marcos Nobre resgatou a cultura do “pemedebismo”, nascida ainda na época da Ditadura Militar e que se perpetua até os dias de hoje como uma resistência às transformações sociais no País.

“Mídia, Misoginia e Golpe” - Org. Elen Cristina Geraldes, Tânia Regina Oliveira Ramos, Juliano Domingues da Silva, Liliane Maria Macedo Machado e Vanessa Negrini

O livro é um conjunto de 52 entrevistas realizadas com pesquisadoras e pesquisadores do Brasil que busca discutir o processo de impeachment da ex-presidenta Dilma Rousseff e a influência da mídia e do machismo no acontecimento histórico. A análise dos entrevistados busca entender, também, qual é o significado da derrubada de uma mulher da presidência para o cenário político brasileiro.

Leia também: "Em tempos tão duros, a poesia pode recuperar essa humanidade que corre riscos"

“Como Matar A Borboleta Azul: uma crônica da Era Dilma” - Monica Baumgarten de Bolle

undefined
Reprodução

O livro faz uma análise sobre a política econômica da ex-presidenta e o seu fracasso no cenário atual

A economista Monica Baumgarten de Bolle traz em sua obra uma análise da economia brasileira durante os anos da ex-presidenta Dilma Rousseff e as suas metas para o âmbito econômico que não foram tão bem sucedidos. Com clareza, a autora faz uma análise sobre o cenário tentando explicar as relações políticas e econômicas da atual crise brasileira.

“Crise das esquerdas” – Org. Aldo Fornazieri e Carlos Muanis

Depois de uma fase de governos encarados como progressistas em diversos países, em especial na América Latina, o cenário se apresenta controverso: a ascensão de governos conservadores e de direita. Com este cenário, Fornazieri e Muanis buscam compreender o que está por trás desse declínio das esquerdas e de uma possível “crise civilizatória” com textos de diversos especialistas e entrevistas que tem como o intuito trazer algumas respostas em meio a tantas indagações.

Leia também: Literatura erótica é reflexo mais contundente do empoderamento feminino

“À Sombra do Poder – Os Bastidores da Crise que Derrubou Dilma Rousseff” – Rodrigo de Almeida

undefined
Reprodução

A obra conta os bastidores do processo de impeachment pelo ex-secretário de Imprensa

Em livro publicado logo após o processo de impeachment da ex-presidenta Dilma Rousseff, o secretário de Imprensa da petista traz o relato dos bastidores do momento histórico. Além de estar por trás dos acontecimentos no Planalto, Rodrigo de Almeida também é um cientista político e reflete sua experiência acadêmica na interpretação dos fatos que foram se desenrolando nos últimos momentos do governo petista.

“Anatomia de um Desastre” – Claudia Safatle, e João Borges e Ribamar Oliveira

Três jornalistas de economia se unem neste livro para fazer um panorama das decisões políticas e econômicas do Brasil nos últimos anos e que resultaram em uma crise no País. O livro busca reunir a compreensão de que a corrupção não é o único fator para o cenário atual, mas também as decisões políticas que foram tomadas nos últimos anos, como a aposta em um modelo desenvolvimentista.

“Por que gritamos Golpe?” – Vários autores e autoras

undefined
Reprodução

O livro traz a análise de diversos pesquisadores sobre o processo de impeachment em 2016

Essa coletânea de textos busca trazer a perspectiva de diversos pesquisadores, ativistas e representantes de movimentos sociais sobre o cenário do impeachment da ex-presidenta Dilma Rousseff de uma maneira multidisciplinar. Entre os nomes que complementam o livro estão o da socióloga Djamila Ribeiro, do advogado Renan Quinalha e da vice-presidente da UNE Tamires Gomes Sampaio. Além disso, a obra conta com a contribuição da cartunista Laerte Coutinho em uma coletânea de charges da própria autora.

“Os donos do poder: formação do patronato político brasileiro” - Raimundo Faoro

A ideia de patrimonialismo no Brasil é o foco dessa obra que apesar de ter sido publicada em 1958 só ganhou notoriedade em 1975. Apesar de ser anterior à atual crise política, a obra de Faoro pode dizer muito sobre o processo de construção política do País o que ajuda a entender o cenário atual, desde a ascensão de Sarney, até a atual presidência por Michel Temer. A obra aponta como o período colonial foi crucial para a construção de um país corrupto e burocrático.

Leia também: Lista: os 10 maiores nomes da literatura que já foram adaptados para o cinema

“Lava Jato: O juiz Sergio Moro e os bastidores da operação que abalou o Brasil” - Vladimir Netto

undefined
Reprodução

"Lava Jato" é um livro-reportagem sobre a operação

O livro-reportagem que demorou cerca de 17 meses para ser realizado aproxima-se dos thrillers policiais e busca transparecer uma das maiores operações contra corrupção do Brasil, a Lava Jato, tornando-se um registro histórico do atual cenário. Nele, o jornalista Vladimir Netto, filho de Míriam Leitão, acompanha os desdobramentos da operação desde o seu início, em março de 2014. Paralelamente, o autor busca traçar o perfil de um dos ícones da operação, o juiz Sério Moro, desvendando sua personalidade e táticas realizadas no seu trabalho. 

“A Outra História da Lava-Jato” – Paulo Moreira Leite

O jornalista Paulo Moreira Leite, depois de lançar "A outra história do Mensalão" ressurge com mais um livro que busca tratar de um dos mais polêmicos momentos do Brasil, que chegou a alcançar o segundo lugar no Prêmio Jabuti de Literatura 2016. A obra mescla a narração dos acontecimentos com uma análise política do cenário brasileiro. Nela, o autor busca compreender a complexidade da operação Lava Jato e as minuciosidades entre a conexão da Justiça e da Política. 

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!