Nos últimos anos as cerimônias do Oscar foram marcadas por polêmicas: discursos apontando o sexismo na indústria e racismo foram os principais focos de atenção da premiação. Na tentativa de reverter o quadro desfavorável e prestigiar diversos olhares, a academia divulgou nessa quarta-feira (28) a lista com 744 convites para novos membros, maior número de toda a história. Brasileiros, como Rodrigo Santoro, Cacá Diegues e Kleber Mendonça Filho, estão entre os nomes cotados para ingressarem na academia.
Leia também: Gafe histórica mascara triunfo surpreendente de "Moonlight" no Oscar 2017
Mais diverso
Com um número recorde de novos convites na história – 744 no total – a academia quer mudar o seu perfil que, atualmente, é dominado por homens brancos. Mais precisamente falando, o corpo de jurados do Oscar é composto 92% de brancos e 75% de homens, mas as críticas enfrentadas nos últimos anos mostram que isso já não reflete mais a realidade nem da indústria, nem do público. Como forma de apaziguar a desigualdade na premiação, os convites foram distribuídos para nomes de diversos países e etnias que preencham os resiquitos minímos para ter uma vaga na academia . Brasileiros relevantes para a indústria cinematográfica, como Rodrigo Santoro , foram contemplados pela ação da academia.
Leia também: "Deadpool" engrossa lista de esnobados no Oscar, mas por que tão séria academia?
Outro ponto inédito da movimentação está na relação entre os convidados para o corpo de jurados do Oscar: 39% dos indicados são mulheres, 30% são não-brancos e, no total, a lista contempla 157 países. Cheryl Boone Isaacs, presidente da academia que deverá deixar o cargo em breve, declarou que até 2020 a organização pretende dobrar a participação de minorias.
Leia também: Relembre as maiores polêmicas da história do Oscar
Novos indicados
A lista de recrutados pela academia é extensa e procurou trazer nomes que, atualmente, estão em alta na indústria, como Chris Hemsworth ("Thor"), Gal Gadot ("Mulher-Maravilha"), Chris Pratt ("Guardiões da Galáxia") e os indicados ao Oscar Ruth Negga ("Loving") e Viggo Mortensen ("Capitão Fantástico"). Além de estrelas de Hollywood , alguns brasileiros também estão entre os cotados para a nova leva de jurados na academia. Rodrigo Santoro ("300") recebeu uma indicicação como ator, Walter Carvalho ("Central do Brasil") e Affonso Beato ("A Rainha") como diretores de fotografia, Cacá Diegues ("Orfeu") e Nelson Pereira dos Santos ("Como Era Gostoso O Meu Francês") como diretores de cinema , Kleber Mendonça Filho ("Aquarius") como diretor, Karim Aïnouz ("Madame Satã") e Mauricio Zacharias ("Melhores Amigos") como roteiristas e Heloísa Passos ("Manda Bala") como documentarista.