A cantora Anitta está dominando o mundo. Depois de lançar em 2016 dois singles com os cantores colombianos J Balvin e Maluma, que estouraram nas rádios, a funkeira ainda emplacou uma parceria com a australiana Iggy Azalea que em apenas uma semana já estava na lista das 60 mais tocadas nos Estados Unidos. Com um curto espaço de tempo, Anitta emplacou o seu primeiro single em espanhol, Paradinha  e, no dia seguinte, uma parceria inédita com Pablo Vittar e Major Lazer também surgiu nas internet. Ufa! Com novidades a todo vapor, parece que ninguém mais pode segurar essa mulher que extrapolou as suas próprias fronteiras, assim como já fez Shakira .

Shakira e Anitta são duas artistas que fizeram sucesso da América Latina para o mundo
Reprodução
Shakira e Anitta são duas artistas que fizeram sucesso da América Latina para o mundo


Leia também: Anitta continua plano de dominação mundial com música com Major Lazer

O resultado de tantas novidades na carreira de Anitta , portanto, não deixa de chamar atenção. A jovem de 24 anos já se consagrou como falante dos idiomas mais comuns na América: português, espanhol e inglês; tem hits que bombam não só mais no território brasileiro, mas mundo a fora e conquistou uma legião de fãs fiéis com todo o seu carisma. A história de uma latino-americana ganhando destaque global , entretanto, não é nova. A colombiana Shakira, no início dos anos 2000 também teve o seu sucesso alavancado para o mundo – e nunca mais parou. Apesar do trabalho de ambas as cantoras serem bastante distintos e emergirem em épocas diferentes, há muitas semelhanças em suas trajetórias. Confira:

A paixão pela música desde criança

Anitta começou a cantar no coral aos oito anos de idade em um coral de igreja no bairro Honório Gurgel, no Rio de Janeiro. Nesta mesma idade, Shakira estava escrevendo canções que mais tarde seriam lançadas no álbum “Magia”, quando a cantora atingiu seus 13 anos. O primeiro álbum de Anitta, entretanto, veio somente em 2013, que trazia o hit Show das Poderosas .

Leia também: Anitta estreia na TV americana e arrasa ao lado de Iggy Azalea

Músicas trilíngues

Não é novidade para ninguém que Shakira possui canções em inglês e espanhol , mas poucos sabem que a cantora já lançou até mesmo canções em português. Estou Aqui, Um Pouco de Amor e Pés descalços são as canções que a colombiana, fluente no idioma, já compilou para os seus trabalhos de estúdio. Entretanto, não é só Shakira que se aventura no mundo dos idiomas. Recentemente Anitta lançou seu primeiro single em espanhol, Paradinha, além de ter cantado em inglês a música Switch com Iggy Azalea. 

Link in Bio #Paradinha @cheetos_brasil @samsungbrasil @brunoilogti @gb65 @patti_wilson @henriquem85

A post shared by anitta 🎤 (@anitta) on


Leia também: Sem paciência? Iggy Azalea deleta foto com Anitta nas redes sociais

Um fator comum: o reggaeton de Maluma

Em 2016, as cantoras apostaram no reggaeton de Maluma para lançar novas canções. Sim ou Não  estreou em primeiro lugar no Brasil e Chantaje , que veio alguns meses depois, também alcançou o topo das paradas mundo afora, entrando na lista da Billboard Hot 100. Antes mesmo do lançamento, Shakira já havia feito parcerias com o conterrâneo para um remix da canção La Bicicleta , single em parceria com Carlos Vives. Assim, o reggaeton veio à tona para musicalidade das cantoras, que mais tarde tiveram outras músicas com o ritmo, como Loka , de Anitta com Simone e Simaria e Perro Fiel , música do recente álbum de Shakira, “El Dorado”, com Nicky Jam. Além disso, o novo álbum também conta com mais parcerias da colombiana com Maluma, como a música  Trap. 

Prepárense para lo que estamos cocinando aquí en el estudio @maluma

A post shared by Shakira (@shakira) on


Destaque nos jogos mundiais

Anitta brilhou ao lado de Caetano e Gil nos Jogos Olímpicos
Reprodução
Anitta brilhou ao lado de Caetano e Gil nos Jogos Olímpicos

Quando o assunto são as competições esportivas mundiais, nem Anitta e nem Shakira querem estar de fora. Em 2010, durante a Copa do Mundo que aconteceu na África do Sul, a colombiana fez a canção Waka Waka (This Time For Africa) como música tema dos jogos daquele evento. Em 2014, ela não parou e veio La La La, consequência de uma parceria com o cantor Carlinhos Brown para a competição de futebol no Brasil. Anitta, por outro lado, apesar de - ainda - não ter feito sua própria canção para os eventos esportivos fez uma performance na abertura dos Jogos Olímpicos de 2016 também no Brasil, em uma apresentação ao lado de Gilberto Gil e Caetano Veloso, que chegou a ser elogiada pela imprensa internacional: “Somos oficialmente fãs”, declarou matéria do E! News na época.

Leia também: Anitta internacionaliza seu "quadradinho" com hit em espanhol "para brasileiros"

Apelo Musical Mundial

Em 2013, a revista Forbes já previa o que estava para acontecer na carreira de Anitta. Segundo o veículo, Anitta tinha o mesmo “apelo musical mundial” de Shakira. A colombiana conseguiu abrir o mercado fonográfico dos Estados Unidos para a América Latina com o seu álbum “¿Dónde Están Los Ladrones?“ (1998), que traz hits como Ciega Sordomuda e Ojos Así . Já Anitta estourou com o seu álbum terceiro álbum “Bang” que chegou a ter até uma versão em inglês da canção homônima para chamar atenção do mercado internacional. Para o autor, a “meteórica carreira indicou que o Brasil pode ser muito pequeno para ela”. Agora, a pergunta que não quer se calar é: quando poderemos ouvir essa parceria inédita entre as duas musas?

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!