"Star Wars", uma das franquias de ficção científica de maior sucesso do cinema, tem uma série de peculiaridades, que lhe conferiram características que permitem um reconhecimento imediato. Alguns personagens são, no mínimo, curiosos. Seja por sua aparência fora do comum ou nomes totalmente esquisitos, eles sempre serão lembrados pelos fãs da saga.
Leia também: Vencedor do "X Factor Brasil", Cristopher Clark se diz surpreendido com vitória
Alguns nomes são completamente inapropriados para a língua portuguesa e acabaram recebendo equivalentes. Já outros, continuam igual e rendem muitas piadas entre os fãs da saga. Veja os nove personagens mais estranhos de " Star Wars ", seja no nome ou na aparência nojenta:
Capitão Panaka
Embora na dublagem o nome do personagem tenha sido modificado (afinal, quem poderia respeitar alguém que se chama Panaka ?), no aúdio original, o personagem chama-se Capitan Panaka, e ele foi o Guarda Real de Naboo, uma década antes do surgimento do chamado Império Galáctico. Em português, o personagem tornou-se o Capitão Panás . Contudo, essa mudança não impediu que os fãs brasileiros descobrissem o nome original do personagem e ele virasse motivo de chacota entre os fãs da saga.
Conde Dooku
Conde Dooku virou Dookan no Brasil, pelo menos motivo do Capitão Panaka: seu nome era impróprio para a língua portuguesa falada no Brasil. Já nos demais países lusófonos onde o filme foi exibido, o nome original foi mantido (porque o brasileiro é muito zoeiro) . Na história da saga, ele é um vilão do lado sombrio da Força e é um dos líderes da Confederação dos Sistemas Independentes (CIS). Ele só não contava com o problema que isso causaria para toda a galáxia, com a popularização dos clones.
Sifo-Dyas
Embora ele ainda não tenha aparecido em nenhum filme da saga, esse nome não poderia passar despercebido. Para evitar piadinhas e trocadilhos, o nome do personagem no Brasil foi trocado para Zaifo-Vias. Mas não é só por seu nome incomum que ele merece destaque. O exército dos clones é uma obra de sua autoria, pois ele previu que a República Galáctica entraria em guerra e precisava encontrar um meio de defendê-la.
Fodesinbeed Annodue
Fode o que? Se existe um nome completamente inapropriado para o universo de "Star Wars", com certeza é esse. Os dois aliens em um corpo só aparecem no Episódio I, "A Ameaça Fantasma", e causaram um certo frisson por causa de seu nome pouco comum e bastante sugestivo para piadinhas de duplo sentido e trocadilhos. Afinal, quem seria Fode e quem seria Beed? Melhor nem tentar descobrir e esquecer esse personagem. Uma indagação dessas acabaria com a infância de muitos fãs da saga...
Capitão Typho
Typho quem? Melhor deixar para lá. Ele é um bravo capitão jedi, que foi designado para proteger a princesa Amidala, fazendo parte da Guarda Real do planeta Naboo, junto com o Capitão Panaka - que, curiosamente, era seu tio. Que dupla, não? Melhor nem imaginar os outros nomes dessa família.
Leia também: Com sertanejo como arma, Deezer aposta no Brasil e na massificação do streaming
Princesa Amidala
Amidala não é aquela parte do corpo que fica na garganta? O grande amor de Anakin Skywalker - e o motivo para ele ter cedido às tentações do lado sombrio da Força -, Padmé Amidala foi eleita rainha aos 14 anos, a mais jovem a ocupar o trono de Naboo e passou por diversos problemas durante seu reinado. Por fim, apaixonou-se pelo jovem que viria a se tornar o grande vilão da franquia e dar à luz a Luke Skywalker e Leia Organa, que foram separados no nascimento e chegaram a se envolver romanticamente, em uma relação incestuosa. Anos mais tarde, pai e filho se enfrentam até a morte. Que família!
Cane Adiss
Embora seu nome não tenha sido mudado no Brasil... que tipo de coisa é essa? Cane Addis desapontou sua família ao decidir ir viajar pela galáxia sem rumo. Assim como costuma acontecer com esses malandros intergalácticos, não levou muito tempo para que esse alien cujo nome lembra "cannabis" entrasse para o serviço de contrabando para algum grande mercenário. O escolhido por esse alienígena foi Jabba, The Hut. E ele acabou por se tornar o melhor um dos melhores traficantes de especiarias do Lorde do Crime.
Ajunta Pall
Embora ainda não tenha um correspondente no Brasil, esse nome não passou despercebido. Ele foi um Lorde Negro dos Sith, e famoso alquimista deste lado da Força. Sua criação inclui boa parte do que os Sith conhecem e usam para criar seus próprios sabres, com o cristal sintético. Mesmo após sua morte, ele ainda é bastante lembrado por todos os Sith e se manifesta como espírito em alguns casos, principalmente por seu Sabre de Luz de cor amarela - o único do qual se tem notícia na história do universo da franquia.
Leia também: "Não é problema meu", diz Charlie Hunnam sobre bilheterias de seus filmes
Loje Nella
Um fungo senisciente. Quão nojento isso pode ser? Também morador do castelo de Jabba, The Hut, ele é um contador descontente que trabalha para o vilão alienígena. Apesar de sua aparência, ele não é um dos fungos que crescem sob as torneiras do palácio e que criou vida. Mas sim, Loje Nella faz parte de uma espécie chamada Riorian, que possui aliens gosmentos e mal-humorados. Isso não faz com que esse ser nojento da galáxia de "Star Wars" seja menos nojento ou aterrorizante. Credo!