A história do aposentado que não consegue desfrutar dessa fase da vida chega aos cinemas novamente na próxima quinta-feira (16) com “ John Wick – Um novo dia para matar ”. Apesar de um filme ser a continuação da história do filme “De Volta ao Jogo”, o título do longa se difere do anterior, causando um pouco de confusão para o público. Entretanto, a distribuidora do filme não contava que a história de John Wick faria tanto sucesso ao ponto de gerar uma franquia.
Leia mais: Dez sequências que você não sabia que já estão em produção
Sob essa lógica, o novo filme de John Wick resgatou o seu título original para manter-se fiel à sequência tanto no Brasil quanto no exterior. Entretanto, esta não é a primeira vez que as distribuidoras causam confusão com as traduções de títulos por aqui. Relembre alguns casos.
“Se Beber Não Case”
Intitulado como “The Hangover” (A ressaca em tradução literal) o filme deu origem à uma franquia de sucesso com três filmes que bombaram nas telonas. Entretanto, ao chegar no Brasil, o filme ganhou o título de “Se Beber Não Case”, ficando desconexo com os acontecimentos do segundo e terceiro filmes, que ganharam o adicional de “Parte II” e “Parte III”.
Leia mais: De Keanu Reeves a Roman Polanski: listamos os 17 filmes cult do ano
“A Ressaca”
Em inglês, o título (Hot Tub Time Machine) do filme remete à uma banheira de um resort de esqui que tem o poder de transportar as pessoas para o passado. O longa conecta a vida de diversos homens e suas frustações atuais para que, com a esperança de se reconectar com o passado, possam mudar o seu presente. O filme veio para o Brasil com o nome de “A Ressaca”.
“Red – Aposentados Perigosos”
O primeiro filme trouxe a adaptação dos quadrinhos de “Red” para as telonas com o título de “Red – Aposentados Perigosos”. Entretanto, o primeiro filme originou um segundo, cujo título teve que ser adaptado para “Red 2 – Aposentados e Ainda Mais Perigosos”.
Leia mais: "Bruxa de Blair" retoma a franquia com fidelidade ao primeiro filme
“Onze Homens e Um Segredo”
Assim como “John Wick”, a distribuidora do filme de “Onze Homens e Um Segredo” tentou consertar a confusão de títulos com as sequências da franquia de “Ocean’s Eleven” trazendo para as continuações os títulos de “Doze Homens e Outro Segredo” e “Treze Homens e um Novo Segredo”, sem a indicação de quem precede qual filme.