Mesmo que com poucas certezas e muita especulação, esse ano será agitado no mercado de filmes cult. A variedade de temas a ser abordada pelas produções promete agradar até o mais sofisticado paladar – o leque de sinopses do ano conta com histórias verídicas, ficções, ação, aventuras e até mesmo releituras de grandes clássicos. Dentre os destaques estão o retorno dos diretores de “O Bebê de Rosemary”, Roman Polanski, e de “Ninfomaniaca”, Lars Von Trier, com uma obra que será, no mínimo, bem gráfica. Diretores de diversas nacionalidades e atores de hollywood também estão cotados como destaques do ano. Confira o que o ano reserva no cenário dos filmes cult.

Leia mais:  Casey Affleck brilha em “Manchester à Beira-Mar”, análise fervorosa do luto

Lars Von Trier volta aos cinemas com obra sobre ''Jack, o Estripador'', um dos mais esperados no cenário de filmes cult
Divulgação
Lars Von Trier volta aos cinemas com obra sobre ''Jack, o Estripador'', um dos mais esperados no cenário de filmes cult

Grandes retornos

Sem novidades desde 2013, o aclamado diretor Roman Polanski voltou aos noticiários de cultura quando seu mais novo filme foi anunciado. “ D'après une historie vraie ” (“Baseado em Uma História Real”, em português) é uma adaptação do livro homônimo escrito por Delphine de Vigan. O best-seller francês fala sobre uma autora que, pouco depois de lançar um trabalho massacrado pela crítica, tem a vida colocada em risco por um admirador obsessivo. De acordo com a revista americana Variety , Eva Green e Emmanulle Seigner, esposa do diretor, foram escaladas para o elenco da obra roteirizada por Olivier Assayas. Esse é, sem dúvidas, um dos filmes cult mais aguardados desse ano.

The House That Jack Built ” (“A Casa que Jack Construiu”, em português) está entre os mais esperados desse ano pelo mesmo motivo de “D´après une historie vraie” – a obra é um projeto do diretor Lars Von Trier , que está sem lançar nada desde 2013 com “ Ninfomaniaca ”. Ainda há pouca informação sobre o longa que, inclusive, pode ficar somente para o próximo ano. O filme seguirá a vida de Jack durante 12 anos e acompanhará suas façanhas como serial killer. Originalmente concebido para ser uma série, “The House That Jack Built” se passa durante a década de 1970 nos Estados Unidos – entretanto, o diretor já adiantou que a presença do lendário “ Jack, o Estripador ” está confirmada na produção, resta saber como acontecerá essa participação.

Dramas sociais

Focando na atualidade, 2017 será presenteado com “ Happy End ” (“Final Feliz”, em português), do diretor Michael Haneke , o mesmo de “ Amour ”, que irá explorar a crise de refugiados na Europa da perspectiva de uma família burguesa tradicional. A atriz Isabelle Huppert, que recentemente ganhou o Globo de Ouro por sua atuação em “Elle”, é uma das confirmadas do elenco e já falou que, conhecendo o diretor, o título do filme pode ser lido como uma ironia e que a produção terá um viés voltado para o factual. Mais uma das produções que deve lançar um novo olhar nos dias de hoje é “ You Were Never Really Here ” (“Você Nunca Realmente Esteve Aqui”, em português), uma história sobre um ex-combatente de guerra que tenta resgatar uma jovem das garras do tráfico sexual, mas algo sai do planejado. Baseado em um livro, o longa será dirigido por Lynne Ramsay e terá Joaquin Phoenix como protagonista.

Elenco de Hollywood

Em uma linha mais comercial, Keanu Reeves encabeça a lista de atores do filme de ação “ John Wick – Um Novo Dia Para Matar ”, continuação de “De Volta Ao Jogo”, de Chad Stahelski . A produção mostra o regresso do protagonista para a vida de assassino e promete cenas emocionantes. “ Downsizing ” (algo como achatamento em tradução livre), do diretor Alexander Payne , é mais um dos filmes que apostam em nomes conhecidos do circuito comercial de atores. A comédia satírica conta com Matt Damon, Neil Patrick Harris, Kristen Wiig, dentre outros nomes famosos no elenco.

''Baby Driver'' tem Ansel Elgort e Jamie Foxx no elenco do filme
Divulgação
''Baby Driver'' tem Ansel Elgort e Jamie Foxx no elenco do filme

Baby Driver ” também está entre os mais cotados para esse ano. A comédia com Ansel Elgort, Lily James, Jamie Foxx e Kevin Spacey, dirigida por Edgar Wright , fala sobre um jovem que acaba envolvido em um grande crime fadado ao fracasso. A produção do longa já está em andamento, mas a previsão é de que ele só chegue para o público em agosto.

The Death and Life of John F. Donovan ” (“A Morte e a Vida de John F. Donovan”), dirigido por Xavier Dolan , também traz um elenco de estrelas para dentro do drama que falará da derrocada na carreira que um jovem ator que, ao ter sua vida pessoal revelada pelos noticiários, sente que não conquistará seu objetivo. Além de Kit Harington, que será o próprio John F. Donovan, a produção terá Natalie Portman, Bella Throne, Susan Sarandon e, para a surpresa dos fãs da cantora, Adele.

Leia mais:  Filme canibal que causou desmaios em festival ganha trailer; assista

Releituras

Nem os filmes cults escapam da tendência de remakes: o diretor italiano Matteo Garrone irá recriar, como o mesmo disse à Variety , uma das histórias de sua infância. Ao lado do ator Toni Servillo, que viverá o engenhoso Geppetto, o cineasta irá produzir sua própria leitura do clássico “ Pinóquio ”. A história icônica “ Murder on the Orient Express ” (“Assassinato no Expresso do Oriente”) da autora Agatha Christie também ganhará uma versão nova esse ano. O suspense será dirigido por Kenneth Braganah , responsável pela última releitura de “Cinderella” da Disney, com os atores Daisy Ridley e Johnny Depp.

Romances

O romance também tem espaço entre as apostas para esse ano. “ Call Me By Your Name ” (“Me Chame Pelo Seu Nome”, em português) é um filme que já está em produção e com direção de Luca Guadagnino . A obra com clima leve fala sobre um jovem garoto que irá viver uma intensa paixão por um dos hóspedes na mansão de seus pais na Itália. Esse será o primeiro filme cult no calendário de estreias do ano – a previsão é que seja lançado no dia 22 de janeiro no festival de Sundance.

Outro romance – este, porém, mais cheio de mistérios acerca da história central – é “ Submergence ”. A trama fala sobre um casal que se conheceu recentemente, contudo um deles, James Moore (James McAvoy), está em sendo mantido em cativeiro por um grupo jihadista acusado de ser um espião, enquanto a outra, Danielle (Alícia Vikander) está se preparando para um longo mergulho para provar sua teoria sobre a origem da vida. O longa tem a direção de Wim Wenders .

Arnaud Desplechin também integra a seção de “romances”, porém com uma história mais inusitada. Em “ Ismäel Ghosts ” (“Fastasmas de Ismäel”) o diretor irá trabalhar com uma personagem central que atua como produtora de filmes e que é assombrada por seus fantasmas ao reencontrar alguém que amou no passado pouco antes de embarcar em uma nova produção. Os principais nomes do elenco são Marion Cotillard e Charlotte Gainsbourg.

Leia mais:  Cinema brasileiro terá presença expressiva no Festival de Roterdã, na Holanda


Incertezas

Depois do premiado “Azul é a Cor Mais Quente”, Abdellatif Kechiche está produzindo – em segredo – a obra “ Mektoub is Mektoub ”. O elenco ainda é completamente desconhecido e a história também, porém, o site Cineuropa revelou que a trama poderá ser sobre um roteirista que precisa fazer uma visita à sua cidade natal no oriente médio.

Outro título que está cheio de expectativa, porém ainda cheio de perguntas não respondidas é a nova produção de Darren Aronofsky . Além do título, “ Mother ” (“Mãe”, em português), alguns nomes principais do elenco como Jennifer Lawrence e Javier Bardem, e de uma pequena sinopse dizendo que a história será sobre um casal, não há mais nada para aplacar a ansiedade dos cinéfilos que estão a espera da obra.

O francês Philippe Garrel também não está facilitando com informações sobre seu próximo filme “ L’amant d’un Jour ” (“O Dia dos Amantes”, em tradução livre). De acordo com o site Le Blog du Cinema, a obra será em preto e branco, tal qual outras já feitas pelo autor, e a história gira em torno de um triangulo amoroso. Eric Caravaca, Esther Garrel e Louise Chevillotte são os únicos nomes do elenco até agora.

Damsel ” dos irmãos David e Nathan Zellner será uma comédia ambientada no velho Oeste com os atores Robert Pattinson e Mia Wasikowska. Apesar de imagens da gravação do longa terem vazado, ainda há muitas dúvidas sobre o enredo da produção – e, mesmo assim, “Damsel” é um dos filmes cult mais aguardados de 2017.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!