Uma semana após a morte de Carrie Fisher
, fãs de " Star Wars
" abriram uma petição online para pedir que Leia
seja considerada oficialmente uma princesa da Disney.
Leia mais: Disney vai receber US$ 50 milhões de seguro pela morte de Carrie Fisher
A campanha criada no site Change.org já tem mais de 50 mil assinaturas e pede para que a Disney mude suas regras e considere a personagem de " Star Wars " uma de suas princesas. A empresa de Walt Disney é a dona da saga desde que comprou o estúdio Lucasfilm, em 2012.
Leia mais: Documentário sobre Carrie Fisher e Debbie Reynolds ganha primeiro trailer
Entretanto, uma questão técnica separa Leia de se tornar uma princesa oficial da Disney: sua existência física. De acordo com o estatuto da empresa, uma princesa só pode ser considerada oficial se cumprir uma série de requisitos, entre eles, existir apenas em animações.
Homenagem
O texto da campanha pede para que a Disney deixe esse pré-requisito de lado. "Depois da perda trágica da Carrie Fisher, nós sentimos que a única coisa que a Disney pode fazer é deixar de lado a regra de que as princesas precisam ser animadas e tornar a Leia uma princesa oficial", diz o organizador Cody Christensen. "Seria uma forma maravilhosa de lembrar a Carrie".
Leia mais: Trágico, “Rogue One” é o melhor “Star Wars” desde “O Império Contra-Ataca”
Em entrevista ao site GeekExchange , Christensen explicou a campanha. "Adoramos a lista de princesas da Disney e achamos que a Leia seria uma ótima adição", disse o americano, que é pai de cinco garotas. A franquia Princesas da Disney, criada em 2000, tem nomes como Branca de Neve, Mulan, Cinderella, Pocahontas e Merida. Entretanto, nem toda princesa entra na franquia: Elsa, de "Frozen", não está na lista.
Em "Star Wars", a princesa Leia é uma das principais forças da Aliança Rebelde contra o Império. Filha de Darth Vader e irmã de Luke Skywalker, ela aparece na trilogia clássica, nos episódios IV, V e VI. Nos episódios VII e VIII, Carrie Fisher vira a general Leia Organa.