Tamanho do texto

No romance “O homem que odiava Machado Assis”, o protagonista passa a vida tentando destruir um dos mais importantes autores nacionais

Sou uma machadiana (pessoas com distúrbio de amor compulsivo por Machado de Assis) assumida. Portanto, ao ler o título do novo romance do autor José Almeida Júnior (Faro Editorial) senti meu rosto com uma leve quentura: quem poderia odiar Machado de Assis?

Leia também: Negro e do morro! É assim que jovens descobrem Machado de Assis aos 180 anos

Machado de Assis vira protagonista em romance arrow-options
Divulgação
Machado de Assis vira protagonista em romance

Leia também: "Why Not" mostra os bastidores do caso de corrupção dos irmãos Batista

Machado de Assis é um dos autores mais respeitados da nossa literatura, o primeiro presidente da Academia Brasileira de Letras  , e muito incompreendido por estudantes que são obrigados a ler suas obras na escola quando ainda não estão muito preparados para curtir sua genialidade. E agora, 111 anos depois da sua morte, vira protagonista de um romance. Ousado, não?

Com um triângulo amoroso como centro da trama, o livro parece revelar o verdadeiro mistério da obra original Dom Casmurro  , escrito por Machado de Assis em 1899. E se em Dom Casmurro a angústia da dúvida se houve ou não traição perdura até os dias atuais em seus leitores, dessa vez ela se reservou inteiramente ao personagem de Machado de Assis.

Na obra temos Pedro Junqueira, filho de um importante cafeicultor, herdeiro de imóveis e escravos, e que não sabe o significado da palavra trabalho. Conhece Machado na infância e de cara cria uma birra por ele, aquele famoso “o santo não bateu”. Anos depois conhece Carolina, uma jovem portuguesa, à qual pelo golpe do destino se casa com seu já então arqui-inimigo Machado.

O romance se torna interessante porque traz também outros personagens importantes como José de Alencar  , Sílvio Romero  , Euclides da Cunha e Carolina (esposa verídica de Machado de Assis).

O que me incomodou um pouco, e aqui deixo claro que me incomodou muito mais por questões de afeto por Machado que por qualquer outra coisa, foram as atribuições negativas a seu caráter, como ser acusado de plagiar um livro. Me peguei várias vezes durante a leitura me questionando se Machado seria mesmo capaz de fazer aquilo. Coisas de machadianos...

Também não posso deixar de falar sobre o projeto gráfico do livro, um espetáculo! Sem contar o jornal especial sobre Machado de Assis com informações da época. Realmente um primor.

Leia também: De rojões a cancelamento: O que falta acontecer?

José Almeida Júnior, autor do livro arrow-options
Divulgação
José Almeida Júnior, autor do livro "O homem que odiava Machado Assis"

A obra é uma ficção com uma proposta interessante de trazer a visão de um antagonista e também de deixar mais uma dúvida sobre a obra de Dom Casmurro. Seria esse romance a resposta para uma das perguntas mais intrigantes da literatura nacional: Afinal, Capitu traiu ou não Bentinho?

Ficha técnica

Livro: O homem que odiava Machado de Assis

Autor: José Almeida Júnior

Editora: Faro Editorial

Páginas: 237

Edição: 1/2019

Para sugestões e pautas: colunaquartacapa@gmail.com