Livro de Renan Laure reúne textos de Voltarie
Reprodução
Livro de Renan Laure reúne textos de Voltarie

Originalmente lançado em 2014, “Pensamentos Vegetarianos”, foi organizado pelo escritor francês Renan Larue onde ele reuniu escritos do filósofo iluminista Voltaire sobre sua relação com o consumo de carne. Agora, o livro chega ao Brasil na coleção Pequenos Frascos (Editora Unesp). 

O assunto sobre vegetarianismo começa a aparecer nos textos de Voltaire por volta de 1761, quando o escritor já tinha 68 anos. “Esse interesse tardio parece estar ligado às diversas leituras que fazia quase ao mesmo tempo. A partir de 1762, o tema vegetarianismo aparece regularmente na obra de Voltaire, porém de modo disperso e alusivo. No entanto, o filósofo dedica vários trechos extensos à matança, à carne, aos animais e aos seus sofrimentos”, escreve Renan na nota de edição.  

Embora seja um livro curto, cerca de dez capítulos, Voltaire aborda os diversos ângulos da questão vegetariana, e traz luz para as obras de Porfírio e Descartes, por exemplo. “Há algo mais abominável do que alimentar-se continuamente de cadáveres?”, pergunta-se, em determinado momento.

Em outro, quando inclui um verbete em seu dicionário sobre os animais, lamenta-se: “Que dó, que pobreza, ter dito que os animais são máquinas privadas de conhecimento e de sentimento, que agem sempre da mesma maneira, que nada aprendem, nem se aprimoram etc.” A crítica é direcionada, sobretudo, à visão de Descartes, sobre os animais-máquina, expressa em Discurso do método.

A discussão sobre o consumo da carne animal foi sempre envolvida em polêmica, com pontos de vista diversos e bastante defensáveis. O que se faz necessário é entender e ouvir sobre o consumo desenfreado de carne animal. É interessante, ainda, observar que este é um assunto já discutido por pensadores há décadas atrás. 

Renan Larue é estudioso da literatura e historiador do vegetarianismo. É autor de vários livros sobre vegetarianismo ou veganismo. Atualmente, é professor associado de literatura francesa, na Universidade da Califórnia, em Santa Bárbara.


Para pautas e sugestões:  colunaquartacapa@gmail.com

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!