O saudoso David Bowie (1947-2016) já estava planejando sua última turnê onde ele revisitaria um icônico personagem que marcou sua carreira no inicio dos anos 1970.
Trata-se de Ziggy Stardust , como revelou recentemente Tony Defries , que foi empresário de Bowie .
"Basicamente, acho que o sucesso não era a situação ideal para David. Quando Alladin Sane (álbum de 1973) estava vendendo normes quantidades e as multidões fechavam as estações ferroviárias, apenas para dar uma olhada nele, acho que foi quando tudo começou a cair, que ele não era mais uma pessoa comum. O efeito Ziggy estava tomando conta e ele não conseguia lidar com isso, sério. ”, disse Defries em uma recente entrevista à MOJO .
Bowie era inspirado por Frank Sinatra (1915-1998) que havia deixado a indústria musical antes de anunciar seu retorno após dois anos, alguns anos antes.
"David era um grande fã de Sinatra. Fazer o retorno é a chave. Tentamos e falhamos em conseguir promotores na América para reservar (uma turnê de retorno de Bowie / Ziggy Stardust) em grandes arenas como atração principal. Então, esse foi um motivo real para aposentar Ziggy, para ser honesto com você… nada a ver com música ou estilo ou qualquer outra coisa.” , explica Defries .
Bowie faleceu no dia 10 de janeiro de 2016 , aos 69 anos , após lutar contra um câncer .
Ele vendeu mais de 100 milhões de discos em todo o mundo e foi imortalizado no Hall da Fama do Rock em 1996.