Apple Music e ABMI selam acordo para pagamento de direitos autorais
Foto: Reprodução / Apple Music
Apple Music e ABMI selam acordo para pagamento de direitos autorais


Depois de vários meses de negociações, a plataforma digital Apple Music e a ABMI - Associação Brasileira da Música Independente , firmaram um importante acordo que envolve o pagamento dos direitos autorais aos artistas independentes .

A ABMI já havia selado outros acordos com foco neste assunto com outras empresas gigantes do streaming: o Spotify e o YouTube .

Agora, o próximo passo é dialogar com as plataformas Amazon Music e Deezer .


“O acordo com o Apple Music é mais um passo na direção de garantir reconhecimento para os compositores independentes brasileiros neste complexo ecossistema das plataformas digitais", observa Carlos Mills, presidente da ABMI. "O futuro já chegou e vamos seguir trabalhando para ampliar essa cobertura com outras plataformas e não deixar ninguém descoberto” , concluiu o executivo.

Sandra Rodrigues , que é CEO da ABMI , celebrou o acordo da entidade com o Spotify para que os criadores de música pudessem ter "mais controle sobre os divendendos de seus direitos".

“O acordo entre ABMI e Spotify acontece para que os independentes possam ter maior controle sobre os dividendos de seus direitos. Basicamente, os associados da ABMI que disponibilizarem seus repertórios terão acesso aos dados junto à plataforma de streaming de música, o que garante a diminuição de intermediários e obviamente, um maior controle das receitas advindas da sua obra” , concluiu Rodrigues .

A ABMI é filiada a WIN - Worldwide Independent Network , uma associação global de gravadoras e associações independentes, que conta com mais de 800 associados em diversos países.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!