"Hoje estou dando um novo rumo à minha vida." Foi assim que Jojo Todynho, uma das apresentadoras do "Central da Copa", da Globo,
se expressou depois de ser vista em uma clínica paulistana especializada em cirurgia do aparelho digestivo e explicar a sua decisão em se submeter à operação, popularmente conhecida pela sua eficácia no controle da obesidade.
A declaração se deu por meio das redes sociais no mês de novembro, logo após anunciar o término do seu casamento com o militar Lucas Souza. Na época, ela
até comentou durante uma participação no "Domingão com Huck" que isso não diminuiria a sua luta contra a gordofobia e qualquer tipo de discriminação. "Preconceituosos não passarão!", pontuou a cantora e influenciadora em resposta a Luciano Huck.
Essa, digamos, preferência pela bariátrica não é novidade no mundo artístico. Quem não se lembra da repaginação vivida por Fausto Silva? O apresentador da Band
foi um dos primeiros a passar pela redução de estômago, em 2009. Chegou a eliminar 40 kg. E André Marques?
Após o método, o lendário Mocotó, de "Malhação",
enxugou mais de 70 kg e, desde então, vem compartilhando não apenas a mudança, mas também a transformação de hábitos e de bem-estar.
No entanto, há algumas particularidades na preparação do procedimento
que muita gente não sabe: é importante perder peso. "O primeiro motivo é que o paciente precisa se adaptar à reeducação alimentar. Ela deve ser levada para o resto da vida", explicou o médico especialista em nutrologia Paulo Godoi.
Segundo o profissional, que atende nomes como Virginia Fonseca, Maiara e Maraísa e Rodolffo Matthaus,
a realização de uma dieta saudável antes da intervenção pode evitar uma desnutrição. "Isso ocorre porque o obeso não necessariamente come bem. Ele ingere muitas calorias, mas são sem valor nutricional", afirmou ao site.
Para fechar a série de preparos do pré-operatório, a prática esportiva não passou incólume. "Associar uma alimentação mais equilibrada à atividade física acelera esse processo de emagrecimento. Caminhar, pedalar e fazer natação são exemplos de exercícios que podem proporcionar alta perda calórica", completou o renomado doutor.