Em 2020, Xuxa Meneghel entrou com um processo judicial contra Carla Zambelli após a deputada criticar seu livro, Maya: Bebê Arco-Íris. Cerca de quatro anos depois, a apresentadora sofreu uma derrota e foi condenada a pagar R$ 31,3 mil em honorários advocatícios à parlamentar.
Na época, a deputada afirmou que a obra poderia levar à "destruição dos valores humanos". À Justiça, Xuxa Meneghel declarou que a fala era "caluniosa e lhe causa danos à imagem" e solicitou R$ 150 mil por danos morais.
Entretanto, a Rainha dos Baixinhos não venceu o processo contra Carla Zambelli e ainda precisará arcar com os honorários advocatícios.
"Decisão do judiciário representa não apenas um triunfo pessoal, mas também uma vitória para a liberdade de expressão e o direito à opinião divergente, valores fundamentais em uma democracia sólida e plural", declarou a deputada ao jornal O Globo.
*Texto de Júlia Wasko
Júlia Wasko é estudante de Jornalismo e encantada por notícias, entretenimento e comunicação. Siga Júlia Wasko no Instagram: @juwasko