Quando João Carlos Freitas de Camargo, novo chairman da CNN Brasil, anunciou que o canal de notícias entraria para a programação da TV aberta
ainda no primeiro semestre de 2023 ele não estava brincando. Sem fazer alardes, ele e sua equipe pegaram a concorrência desprevenida na madrugada desta sexta-feira (24) e colocou o sinal disponível para mais de 50 milhões de pessoas que não usufruem de assinatura de TV a cabo.
O sinal da CNN Brasil foi aberto para todo o território nacional, de forma gratuita, por meio da banda Ku, que consiste no conjunto antena parabólica + caixa receptora. Assim como já ocorre nos pacotes da TV paga, o canal é sintonizado pelo número 577.
Segundo estimativas da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), cerca de 50 milhões de pessoas em território nacional possuem em suas casas uma antena parabólica para receber o sinal de TV aberta.
E este novo público já conta com a mesma programação exibida na TV a cabo pela CNN Brasil e também pelo streaming, na parceria de retransmissão que o canal de notícias tem com o Prime Video. Noticiários, documentários e programas do pacote "soft" serão retransmitidos a esta nova parcela da população que passou a receber o sinal.
A iniciativa da CNN Brasil é uma resposta poisitiva ao mercado após sofrer alguns revezes ao longo de 2022. O canal foi surpreendido por diversas vezes pela Jovem Pan na disputa pelo Ibope, mas conseguiu retomar a segunda colocação entre os noticiosos, ficando atrás apenas da GloboNews. E também a demissão histórica promovida em dezembro, que dizimou mais de 150 postos de trabalho.
E a chegada à TV aberta também é uma rasteira na Jovem Pan, que em 2021, com a ajuda e apoio de Jair Bolsonaro, vinha negociando sua entrada em todos os lares do país. Na época, chegou a ser proposto pelo ex-Ministro das Comunicações, Fabio Faria, que CNN e Jovem Pan compartilhassem o mesmo sinal. Ambas rejeitaram a proposta.
O novo chairman negociou com diversos canais da TV aberta, como a coluna antecipou. Um deles, a Ideal TV, que já abrigou a antiga MTV e recentemente tomou um calote sem precedentes do pastor Valdemiro Santiago com as transmissões da Igreja Mundial. Mas o valor pedido pelo canal estava muito acima do que a CNN estava disposta a investir.
Em tempo
Além da estreia na TV aberta, a CNN prepara uma outra novidade: a reformulação de sua programação, com lançamentos de novos telejornais e alterações nas bancadas. Mas isso a coluna irá detalhar em outro texto.