A cantora sertaneja Gabi Martins, o ex-BBB Caio Afiune, a rainha do rebolado Gretchen e tantas outras celebridades já apostaram na plástica queridinha do momento: a lipo HD ou lipo LAD. Mas o que muitos não sabem é que esse procedimento estético, na verdade, não emagrece e nem faz perder peso.
Segundo o cirurgião plástico Dr. Josué Montedonio, a lipoaspiração melhora somente o contorno corporal. "A lipoaspiração não serve para emagrecer. Não é um procedimento que cria músculo. A lipoaspiração HD evidencia a musculatura por meio da aspiração da gordura do corpo esculpindo o corpo, dando definições a áreas específicas e ressaltando os contornos que a pessoa já possui", declara o profissional.
"Proporciona, sim, um corpo mais atlético. Mas o paciente precisa ter ciência de que não se trata dessa ilusão e precisa associar a técnica a uma mudança de hábitos. A lipo HD, por exemplo, que é a mais famosa e recente, está na moda por proporcionar resultados excelentes, mas quando bem indicados", completa.
O cirurgião plástico ainda ressalta que os pacientes criam essa ilusão de que a lipo de alta definição, como a HD e a LAD, faz crescer os músculos, porque a técnica utilizada "desenha" os gomos do abdômen e promete 10 anos de academia em algumas horas, por exemplo.
Mas quem deseja realizar esse procedimento estético na intenção de emagrecer, deve repensar sobre a internação e o dinheiro investido. Para o Dr. Josué, as áreas mais buscadas para esse tipo de cirurgia plástica são abdômen, coxa, costas, braços, peitos e peitoral. Homens e mulheres podem realizar o procedimento.
*Com a colaboração de Gabriela Ramos.