Após dez anos sendo atacada por fãs que ficaram órfãos da sessão de desenhos TV Globinho, Fátima Bernardes enfim rompeu o silêncio e assumiu que partiu dela a iniciativa de acabar com o programa da Globo e lançar o Encontro, que marcou sua transição do Jornalismo para o Entretenimento da emissora.
Durante sua participação no Roda Viva, da TV Cultura, na noite de segunda-feira (25), a ex-titular do Encontro disse que passou a analisar a grade da Globo e viu que a faixa de desenhos estava perdida e, para ela, não fazia o menor sentido de continuar existindo. Foi quando ela desenhou o projeto de seu programa e ofereceu para a direção da emissora.
"Eu estava com vontade de fazer uma coisa diferente, queria ter um programa. Comecei a olhar a grade da Globo. Eu via que o programa... na época o Globo Rural era diário. Tinha Globo Rural, jornal local, Bom Dia Brasil, Ana Maria Braga, de repente desenho. Aí jornal local, Globo Esporte, Jornal Hoje. Eu falei: 'Gente, esse desenho tá perdido aí no meio'", explicou Fátima.
Ela ainda lembrou que as principais rivais da Globo (Record e SBT) já haviam se posicionado a respeito da exibição de desenhos animados em sua programação e usou a seu favor o fato de que a faixa impedia a emissora de lucrar com publicidades.
"Como é que a criança vai ter um sino, que vai tocar [avisando]: 'Pessoal, 10h40, 10h30, vai ter desenho na Globo'. Enquanto as outras emissoras já tinham feito algumas [coisas], como a Record, [que teve] a opção por sair do desenho, o SBT por permanecer desde as 7h. Eu falei: 'Isso aí não tá bom não, tem um espaço que dá pra encaixar'", lembrou.
"E comecei a ouvir que a própria TV estava com uma certa estranheza em relação a aquele horário. Um horário que voce não anuncia, né? Aí eu sugeri. Eu falei: 'Vou sugerir um programa para esse horário, que venha da Ana Maria, que é entretenimento, e que a gente possa levar para entregar para o jornalismo local'. Então era um programa que surgiu assim, eu pensei neste horário, e apresentei a ideia para este horário", explicou.
Veja o trecho da entrevista em que Fátima assume que partiu dela a ideia de acabar com a TV Globinho: