Naiara Azevedo está no paredão do BBB22, mas segue na luta pelo prêmio de R$ 1,5 milhão
Reprodução/Globo
Naiara Azevedo está no paredão do BBB22, mas segue na luta pelo prêmio de R$ 1,5 milhão


Um dos motivos que explicam o marasmo do BBB22 pode estar ligado ao prêmio de R$ 1,5 milhão, valor que deixou de ser o principal motivo de disputa pelos participantes do reality show. O cachê do campeão é o mesmo desde o BBB10, mas seu poder de compra está absurdamente defasado e vale menos que os R$ 500 mil que foram pagos a Kleber Bambam na primeira temporada, em 2002.


E o que prova isso é o índice de inflação acumulado ao longo dos anos. De acordo com a calculadora do Banco Central, o prêmio de R$ 1,5 milhão do BBB22 deveria ser reajustado para R$ 4,1 milhões para ter o mesmo poder de compra que Marcelo Dourado teve na época em que foi consagrado o campeão do BBB10.

A inflação acumulada entre 30 de março de 2010 e o dia de hoje, 07 de fevereiro de 2022, é de 172,19%. Ou seja, o campeão do BBB22 não poderá ser considerado tão rico quanto o do BBB10.

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E se formos comparar com a primeira temporada, a situação é ainda mais gritante. O prêmio pago a Bambam no BBB1 foi de R$ 500 mil. Ao fazermos os cálculos da inflação para os dias de hoje, este valor seria de R$ 1,68 milhão. Ou seja, o campeão da primeira temporada, exibida há 20 anos, ganhou mais dinheiro da Globo do que a emissora pagará neste ano.

Segundo a mesma calculadora do Banco Central, que usa como base o índice IPCA, do IBGE, a inflação acumulada desde o BBB1 é de 237,6%.

Juliette Freire também não ganhou tudo o que deveria ter ganhado caso o prêmio do BBB21 tivesse passado pelo reajuste anual de acordo com a inflação. Se a Globo corrigisse anualmente o prêmio, a paraibana deveria ter levado para casa a bolada de R$ 3,9 milhões.

Marasmo justificado

Um dos motivos do marasmo no BBB22 é o desinteresse de boa parte dos jogadores pelo prêmio de R$ 1,5 milhão. Principalmente por parte dos integrantes do Camarote. Eles sabem que se tiverem uma boa participação no programa, poderão acumular este valor muito rapidamente com campanhas em suas redes sociais.

Atualmente, o objetivo dos participantes do reality show da Globo deixou de ser a luta pelo prêmio máximo. O BBB virou uma vitrine onde eles lançam seus trabalhos, divulgam suas empresas e marcas e ainda acumulam mais alguns milhões de seguidores, que se tornam potenciais clientes de seus negócios.

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