Neste fim de semana, a cidade de São Paulo terá dose dupla de Os Paralamas do Sucesso . Além de ter sua história contada na peça Vital, o musical dos Paralamas , a banda se apresenta amanhã (31/5), às 21 horas, no Allianz Parque.
O show faz parte da excursão musical Paralamas do Sucesso - Celebrando 40 anos de clássicos .
Das bandas brasileiras de rock, que surgiram nos anos 80 do século passado, ela foi a que melhor dialogou com a América Latina , principalmente com os argentinos Charly García e Fito Páez .
Charly
O roqueiro Charly García sempre teve uma boa relação com músicos brasileiros, principalmente com o Paralamas .
No disco Parte de la religión , lançado em 1987, o argentino dividiu os vocais com Paula Toller na faixa "Rap de las hormigas".
Nessa canção, também temos a participação do Paralamas na parte instrumental, com Herbert Vianna na guitarra, Bi Ribeiro no baixo e João Barone na bateria.
O argentino retribuiu a gentileza ao Paralamas tocando piano na música "Quase um Segundo", que faz parte do álbum Bora Bora , de 1988.
E um ano depois, Herbert dividiu os vocais com Charly na música "Zocacola", lançada no disco Como conseguir chicas , do argentino.
Fito
A relação de Fito Páez com Os Paralamas foi e é mais intensa. Fito diz: "o Herbert é para mim o amigo brasileiro, um irmão de sangue". A parceira dos dois é bastante profícua.
No disco Os Grãos (1991), da banda brasileira, foi gravada uma versão da música "Trac Trac", criada pelo argentino. Sobre esse trabalho, Fito faz o seguinte relato:
Ele me ligou: "Oi Fito, estou aqui no Rio e vou gravar Trac Trac".
Eu disse: você está maluco, essa música ninguém ouve, é a última música de um disco que está por aí perdido na Argentina
, você está muito maluco.
"Você acha isso?"
Eu acho. Depois disso, ele me mandou uma passagem de avião, fui ao Rio, fizemos a versão, eles já tinham gravado a base, eu toquei piano, órgão e fiz umas vozes. Foi um sucesso importante.
O Herbert tem faro para as músicas. Pode parecer uma letra hermética, que ele sabe encontrar o ponto. Acho que ele é uma grande personalidade.
Em 2001, Herbert sofreu um grave acidente na queda de um ultraleve, em Mangaratiba (RJ), que o deixou algum tempo sem poder se apresentar.
Em agosto de 2002, quando ele ainda estava em recuperação, Fito Páez fazia um show no Canecão, no Rio de Janeiro, e o convidou para tocar "Trac Trac" juntos.
Essa foi a primeira participação de Herbert em um palco musical depois do acidente.
Teatro
As relações entre Charly García , Fito Páez e Os Paralamas do Sucesso estão relatadas em Vital, o musical dos Paralamas , uma homenagem à longa parceria entre Herbert Vianna , Bi Ribeiro e João Barone, que formam a banda desde sua formação, e a relação deles com José Fortes, o empresário do grupo desde seu início.
O musical explora a longevidade da banda e a história de como uma amizade de adolescência se transformou em uma carreira musical de sucesso.
A peça Vital, o musical dos Paralamas , que tem texto de Patrícia Andrade e direção de Pedro Brício, ficará em cartaz até o dia 22 de junho, no Teatro Sabesp Frei Caneca, com sessões aos sábados e domingos.
É uma obra que merece ser assistida, principalmente pelos fãs de Os Paralamas do Sucesso .
Esta coluna é um espaço destinado à cultura e músicas latinas. Mais informações sobre esses temas você encontra em www.ondalatina.com.br e no Canal Onda Latina: https://www.youtube.com/@canalondalatina
Assista um vídeo do Paralamas :