Peter Lanzani e Ricardo Darín em Argentina, 1985
Frame de vídeo no YouTube
Peter Lanzani e Ricardo Darín em Argentina, 1985

O sucesso de público nos cinemas brasileiros conseguido pelo filme Ainda estou aqui , de Walter Salles, além das premiações internacionais, como o Oscar de melhor filme estrangeiro, aprofundou a discussão sobre o que foi o período da ditadura no Brasil e seus terríveis malefícios para o país até os dias de hoje.
Essa triste realidade, de termos vivido em um regime ditatorial, não é uma exclusividade brasileira. Outros países latino-americanos - ou quase todos - passaram por essa traumática experiência. Esse é o caso da Argentina, que viveu de 1976 a 1983, um dos piores momentos de sua história.
Para quem gostou de Ainda estou aqui e quer se aprofundar em histórias sobre ditaduras, indicamos que assistam o filme Argentina, 1985 , disponível na plataforma Prime Video da Amazon .


O filme

Publicidade


Argentina, 1985 , dirigido por Santiago Mitre, conta a história verídica do promotor de justiça Julio Strassera , interpretado por Ricardo Darín , e Luís Moreno Ocampo, promotor auxiliar, vivido pelo ator Peter Lanzani, que iniciaram o processo contra os abusos cometidos por militares ocorrido dentro da ditadura na Argentina. O julgamento, que começou em abril de 1985, na volta da democracia na Argentina, contou com um fato inédito, pois teve um dos primeiros tribunais civis a julgar militares que haviam estado no poder. Ao início parecia inimaginável que isso pudesse ocorrer, mas o fato é que esse julgamento aconteceu, passando a limpo um importante capítulo da história da Argentina.
O filme, lançado em 2022, logo ganhou acalorada aclamação do público e da crítica cinematográfica. Além disso, recebeu inúmeros prêmios como o  Globo de Ouro de melhor filme em língua estrangeira, nos Estados Unidos, e o Prêmio Goya , de melhor filme ibero-americano, na Espanha, entre outros.

Fatos contundentes

Um dos fatos que mais chamam a atenção dos espectadores é o depoimento de várias das vítimas e de muitos de seus familiares, denunciando as inúmeras barbaridades cometidas pelo aparato policial e militar da ditadura . As falas apresentadas não deixaram dúvida do quanto um regime de exceção, que caça todas as liberdades e persegue o seu povo, é nefasto para um país, jogando-o no atraso em todos os sentidos. Ao final de terem ouvido mais de 800 depoimentos e de terem julgado 709 casos, os juízes condenaram vários militares, das três forças armadas, pela prática de tortura, assassinato e desaparecimento de presos. Dois dos condenados foram presidentes da república durante a ditadura , Jorge Videla e Roberto Viola.
Argentina, 1985 é uma aula de cidadania, tanto para argentinos como para brasileiros, que estão atualmente envolvidos no debate da possibilidade de anistia para os golpistas de 8 de janeiro de 2023.

Ricardo Darín em uma interpreção magistral
Frame de vídeo no YouTube
Ricardo Darín em uma interpreção magistral


Queremos destacar a magistral interpretação, mais uma vez, de Ricardo Darín como o promotor Julio Strassera . O ator conseguiu dar uma incrível veracidade a seu personagem, com toda a carga dramática exigida pelo enredo. Peter Lanzani também não ficou para trás, colaborando para valorizar a interpretação de Darín.

Esta coluna é um espaço destinado à cultura e músicas latinas. Mais informações sobre esses temas você encontra em www.ondalatina.com.br   e o Canal Onda Latina: https://www.youtube.com/@canalondalatina

Publicidade

Assista o trailer do filme:

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal iG

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!