Desde meados de 2018 fala-se que a Netflix resgatou as comédias românticas com filmes como "Para Todos os Garotos que Já Amei", "A Barraca do Beijo", entre outros. A  percepção dominante é que essa era uma estratégia válida para fidelizar um público jovem e isso é verdade. Mas é também abordar a questão apenas pelo prisma da Netflix. 

Cena de Casal Improvável, longa que estreia nos cinemas em 20 de junho, mas ganha pre-estreias pagas neste final de semana
Divulgação
Cena de Casal Improvável, longa que estreia nos cinemas em 20 de junho, mas ganha pre-estreias pagas neste final de semana

Há uma renascença das comédias românticas em Hollywood que vale a pena ficar atento. É um reflexo direto de movimentos como o Time´s Up e o #MeToo e que tem condições de ser longevo e sustentável. 

Veja o caso de "Casal Improvável" , do mesmo diretor de "Sexo, Drogas e Jingle Bells" (2015) e da roteirista de "The Post - A Guerra Secreta" (2017). No filme, Charlize Theron faz a secretária de Estado dos EUA que tem ambições de  concorrer à Casa Branca e acaba reencontrando Seth Rogen, um jornalista idealista que escreve para a mídia alternativa e, bem, é o Seth Rogen.

A ideia aqui, tão explicitada no título nacional, é brincar com as perspectivas de que essa relação amorosa é coisa de cinema. Uma fala do trailer, que não está no filme, até brinca com isso. "É como se fosse 'Uma Linda Mulher', só que ela é o Richard Gere e você, Julia Roberts", exorta o amigo de Seth Rogen no material promocional.

Leia também: Ali Wong e o fenômeno da Netflix formadora de talentos na Hollywood atual

Casal Improvável
Divulgação

Charlize Theron em cena de Casal Improvável

"Casal Improvável" tem um roteiro inteligentíssimo que mescla expectativas inerentes à estrutura dos romances a um filme que não necessariamente pretende ser crítico à política, mas entende que pode e deve acomodar suas críticas de maneira bem humorada e inteligente. 

É, ainda, um filme empoderador. Aqui é o homem quem precisa se ajustar a mulher a despeito do crescimento emocional dos dois protagonistas. Sinais dos tempos.

O filme se comunica diretamente com outro lançamento recente. "Meu Eterno Talvez", lançado há alguns dias na Netflix , mostra uma chef de sucesso (Ali Wong) que reencontra um antigo crush, só que ele não deu certo na vida e trabalha com o pai na cidade em que ambos cresceram. 

A maneira como os dois filmes abordam a fragilidade masculina, de não ser o alfa da relação, e a consciência das mulheres de que não devem anular seus sonhos e vida profissional em nome de um amor (que pode ou não dar certo) é francamente salutar. 

Leia também: O legado e o futuro do Time’s Up na indústria cinematográfica

Mudou tanto assim?

Cena do filme Meu Eterno Talvez, em cartaz na Netflix
Divulgação
Cena do filme Meu Eterno Talvez, em cartaz na Netflix

É claro que ainda estamos no terreno das comédias românticas e isso implica em alguns graus de concessão, mas esses dois filmes lidam muito bem com isso. Essa atenção à contemporaneidade, à maneira como as mulheres estão se posicionando em suas relações amorosas, mas fundamentalmente como encaram essas relações em suas vidas oxigena um gênero que estava precisando do update.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!