Entre os dias 31 de agosto e 07 de setembro, acontece o 29° Cine Ceará - Festival Ibero-americano de Cinema, em Fortaleza, no Ceará. O evento está fazendo sucesso e, pelo quarto ano consecutivo, bateu recorde com 985 inscritos para a Mostra Competitiva Brasileira de Curta-metragem, realizadas por representantes do Distrito Federal e de 25 estados, sendo 102 produções cearenses,

Leia também: Brasil, mulheres e medalhões chamam atenção em lista de Cannes em 2019

Cineteatro São Luiz
Rogério Resende
Cineteatro São Luiz

Nesta edição, o  Cine Ceará recebeu 1.271 inscrições de filmes de 12 países (México, Argentina, El Salvador, Venezuela, Chile, Peru, Espanha, Portugal, Cuba, Colômbia, Bolívia e Brasil). Deste total, 286 inscritos foram para a Mostra Competitiva Ibero-americana de Longa-metragem.

Leia também: Deliciosamente exagerado, "Aladdin" faz a linha cafona, mas cativa pelo charme

Disputa Brasileira ao Oscar 2020

Oscar
Divulgação
Oscar

O aquecimento para o Oscar já começou e a Academia Brasileira de Cinema já tem os nomes da comissão responsável por escolher o longa brasileiro que disputará uma vaga pelo prêmio de Melhor Longa Metragem Internacional.

O time da Comissão Especial conta com nove integrantes: os diretores Anna Muylaert, David Shürmann, Walter Carvalho e Zelito Viana; as produtoras Sara Silveira e Vania Catani; o roteirista Mikael de Albuquerque ; o crítico e curador Amir Labaki; e a diretora do Festival do Rio, Ilda Santiago.

O distribuidor e produtor Marcio Fraccaroli e a documentarista e produtora Adriana Dutra, integram a comissão como suplentes. 

Diretor de arte de "Aladdin"vem ao Brasil

Jama Jurabaev, diretor de arte de
Divulgação
Jama Jurabaev, diretor de arte de "Aladdin", vem ao Brasil

A Unhide Conference, um dos maiores eventos de Arte Digital da América Latina, confirmou a presença de Jama Jurabaev, ilustrador que trabalhou na Direção de Arte de “Aladdin”. O evento acontece de 27 a 29 de setembro de 2019 em São Paulo e Jama irá falar sobre sua trajetória e carreira, que inclui trabalhos em outros filmes de sucesso além de Aladdin  , como “Vingadores: Era de Ultron”, “X-Men: Dias de um Futuro Esquecido”, “Guardiões da Galáxia” e entre outros.

Além de Jama, também estão confirmados Erik Johansson, um dos mais influentes nomes de fotografia e manipulação do mundo, Fellipe Beckman, brasileiro que trabalhou na parte visual de Detetive Pikachu, Marti Romances, artista de 3D de “Vingadores: Ultimato”, e Beeple, um dos desenvolvedores visuais do filme de animação “Homem-Aranha no Aranhaverso”, vencedor do Oscar 2019.

Filmagens de “O livro dos prazeres” 

Divulgação
"O Livro dos Prazeres" é adaptação do clássico de Clarice Lispector

Primeiro filme dirigido por Marcela Lordy, “O livro dos prazeres”, é uma adaptação do livro de Clarisse Lispector “Uma Aprendizagem ou Livro dos Prazeres”. Sendo uma coprodução Brasil-Argentina, o filme traz as narrativas do livro publicado em 1969 para os tempos atuais.

O livro dos prazeres ” acompanha Lóri (Simone Spoladore), uma professora que vive a monotonia de uma rotina de trabalho e relacionamentos furtivos até que conhece Ulisses (Javier Drolas), um professor de filosofia argentino, egocêntrico e provocador. É com ele que Lóri aprende a amar enfrentando sua própria solidão.

“O filme surgiu da vontade de olhar mais de perto a velocidade com que as relações afetivas se formam e se desfazem nos dias de hoje. Estava morando sozinha pela primeira vez quando me deparei com Lóri e seus desafios existenciais da maturidade. Ao ler o livro, senti que havia algo sagrado ali sobre o amor que precisava ser resgatado”, completa Marcela Lordy. 

Mais informações sobre o  29º Cine Ceará

A programação do evento anual vai contar com mostras paralelas, exibições especiais, debates, oficinas e a participação de profissionais do cinema local, nacional e internacional. 

Leia também: Conheça 20 diretoras que vão abalar o cinema em 2019

Com patrocínio de empresas públicas e privadas, esta edição do festival é realizada pela Associação Cultural Cine Ceará e da Bucanero Filmes.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!