Há 50 anos, a baiana Martha Vasconcellos recebia a cobiçada coroa de "Miss Universo". Desde então, nenhuma outra brasileira conseguiu repetir o feito. Mais uma edição do concurso internacional está para acontecer e a nova Miss Brasil, Mayra Dias , será a representante do país em solo internacional. Será que ela quebrará esse hiato?
Leia também: Sul-africana é nova dona da coroa do Miss Universo; brasileira fica no top 10
No auge de seus 27 anos, a amazonense Mayra defende o Brasil no "Miss Universo" , que será exibido neste domingo (16), de Bangkok, na Tailândia, e será transmitido como manda a tradição pela Band , a partir das 22h00. Porém, antes da festa da beleza começar, alguns pontos já chamaram atenção do público.
Leia também: Miss EUA se envolve em polêmica de xenofobia às vésperas do Miss Universo
Brasil no embate pela coroa
Além de levar sua beleza, Mayra Dias tem alguns trunfos para conquistar os jurados. Nas disputas preliminares ela se destacou, especialmente, no desfile de traje típico, realizado na última segunda-feira (10), no qual foi ovacionada pelo figurino, feito em Parintins, que a faz se alternar entre índia e beija-flor.
Os pequenos desfiles que antecedem o evento servem para selecionar as semifinalistas que disputarão a coroa internacional no domingo (14). Mesmo esta edição batendo recorde de participantes, tendo 90 nações desfilando na passarela, apenas 20 chegarão até a etapa televisionada do concurso, que contará com apresentação do irreverente Steve Harvey.
Mulher trans no disputa
Com o passar dos anos os concursos para eleger misses foram se tornando cada vez mais obsoletos para o mundo, tanto quanto o papel das eleitas na sociedade. Na tentativa de se tornar popular e hypado, a 67ª edição do evento vem abrindo exceções e apelando por um lugar no mainstream.
Exemplo disto é a participação Angela Ponce, que será a primeira candidata transexual na história do concurso. Eleita Miss Espanha no início do ano, a beldade já deixou claro que têm orgulho de quem é e que pretende aproveitar a plataforma que lhe foi dada para pregar tolerância e respeito.
No entanto, na linha contrário que Angela vem seguindo, sua participação no concurso vem aquecendo as redes sociais. Internautas vem protagonizando publicações com citações como “se têm pipi, não é mulher”, “o concurso está decaindo cada vez mais” e “é impossível negar que a Miss Espanha tem muitos traços masculinos”.
Também têm xenofobia
Misturando a emblemática tradição que faz do concurso algo essencial com elementos populares, esta promete ser a edição mais polêmicas do concurso de beleza. Isso por que, antes mesmo da etapa televisionada, a representante dos Estados Unidos deu um show de xenofobia na internet.
Nesta quinta (13) em uma live do Instagram que retratava o bastidores da competição feminina, a Miss EUA fez comentários sobre suas colegas de palco que não são fluentes na língua inglesa, a fofoca foi tão grande que sobrou até para a brasileira.
“Miss Camboja está aqui e não fala inglês, acho que ela deve se sentir confusa”, disse a americana, que em seguida acrescentou com ironia: “Pobre Camboja!”. Em continuidade, a Miss EUA falou sobre as demais competidoras que não sabiam falar sua língua, como a Miss Vietnã. Nessa brincadeira, até a Miss Brasil foi ofendida.
Em outro momento, quando a Miss Colômbia comentou que também não tinha fluência no inglês, a americana disse que “tudo bem, pois a Miss Portugal estava presente e ambas poderiam conversar o próprio idioma”, sem saber que as nações não compartilham a mesma língua. (continua no último parágrafo).
Jão fala sobre sua sexualidade
Na noite da última quinta (13) Jão lançou o clipe de Me Beija Com Raiva , seu novo single. Em entrevista à revista GQ , o cantor abriu sua intimidade sobre o que significa essa canção e também para quem ela foi escrita. Assim, ele falou pela primeira vez sobre a sua sexualidade, que há tempos vinha sendo questionada pelo público nas redes sociais.
“Escrevi essa música para um cara que fodeu meu coração“, revelou à publicação. “É legal que as pessoas saibam, que foi feito para um cara e que isso é uma coisa tão normal como qualquer outra que exista no mundo”, finalizou.
O cinema nacional em destaque
Depois de viver um fada nos cinemas, Kéfera se prepara para outro desafio em "Eu Sou Mais Eu". No longa, a atriz viverá Camilla Mendes, uma estrela da música que não tem tempo para pensar em nada que não seja sua fama. O clímax acontece quando a protagonista volta no tempo e têm que lidar com os dramas da adolescência, o bullying da inimiga Drica (Giovanna Lancellotti), as provas da escola, entre outros problemas.
Programado para chegar aos cinemas em janeiro de 2019, o elenco conta ainda com Flávia Garrafa, Arthur Kohl, Marcella Rica, André Lamoglia e a participação de Felipe Titto.
O Miss Universo a todo vapor!
Leia também: Francesa Iris Mittenaere é a nova Miss Universo
Neste domingo (16) Renata Fan e Maria Eugênia Suconic conduzem a noite do "Miss Universo" pela Band , fazendo comentários sobre Mayra e suas concorrentes. Ao lado delas estará Monalysa Alcântara, a Miss Brasil 2017 que falará sobre a experiência de participar do concurso. Se vencer esta etapa, o Brasil terá levado a coroa para casa pela terceira vez.