Sem cenários grandiosos, efeitos especiais ou grandes trocas de figurinos, os musicais
independentes estão buscando firmar seu espaço aproveitando a popularização desse gênero
teatral no Brasil. Um bom exemplo é o espetáculo "Tick, tick, Boom!", em cartaz no Teatro
FAAP, em São Paulo, em dias alternativos, às terças e quartas-feiras. Modesto em tamanho e
grande em profundidade, o musical
mostra a força que grandes talentos juntos possuem.
Leia também: "Natasha, Pierre e o Grande Cometa de 1812" traz novo conceito de fazer musical
"Tick, tick, Boom!" é apresentado pela Companhia Paralela, que surgiu com a vontade de Bel Gomes, Bruno Narchi, Leopoldo Pacheco e Thiago Machado de produzir espetáculos de ótima qualidade artística, mas com pouco investimento. A ideia é tornar as produções mais acessíveis e não depender de grandes patrocinadores para apresentar a obra no teatro . Bel explica que é algo alternativo e independente, mas isso não significa que é feito de qualquer jeito - e ela está falando a mais pura verdade.
O musical conta a história de Jonathan (Bruno) que vai fazer 30 anos e se sente um fracasso por não ter no currículo grandes realizações – como emplacar no teatro o musical que escreveu – e sua namorada Susan (Giulia Nadruz) e Michael (Thiago Machado) tentam ajudá-lo a passar por essa crise.
O trio de protagonistas são provas de que para um musical independente funcionar é preciso
colocar grandes talentos em cena. A ausência de grandes estruturas não é sentida, pois Bruno, Giulia e Thiago simplesmente prendem a atenção do público que torce, dá risada e se emociona com esse espetáculo no teatro que é curto em comparação com musicais mais clássicos da Broadway.
Leia também: "Annie, o musical" é um espetáculo que enche os olhos e desperta o otimismo
Lançamento da dupla Rodrigo Lessa & Miguel
A dupla sertaneja Rodrigo Lessa & Miguel apresenta o clipe da canção Amanhã Tem Mais . A faixa, que faz parte do CD/DVD inédito “Na Hora H”, é o quinto registro oficial do novo trabalho, com lançamento previsto para o dia 23 de novembro. “Estamos muito felizes com o sucesso que Amanhã Tem Mais , vem fazendo por onde passamos. Os comentários são sempre os melhores possíveis”, destacou os cantores.
Novo livro do Papa Francisco
Depois do projeto "Querido Papa Francisco" (2016), o Pontífice retoma com uma obra que dá voz aos idosos. No intuito de continuar com uma oportunidade de diálogo e transmissão de conhecimentos entre as gerações, dos mais novos aos mais velhos, o livro "Sabedoria das idades" registra sabedorias de vida transmitidas com empatia e paciência.
Com mais de 250 entrevistas, realizadas durante quase dois anos e escutando as trajetórias de diversas pessoas idosas em mais de 30 países, o Papa Francisco também se inclui no grupo de idosos fomentadores de conhecimento, com relatos de memórias pessoais de sua vida em cada início de capítulo do livro. “Sinto que é isto que o Senhor quer que eu diga: é preciso haver umaaliança entre jovens e idosos.”
O livro, da editora Edições Loyola em conjunto com Loyola Press, conta também com
depoimentos brasileiros como Bispo Dom Mauro Morelli, do índio Genésio Manoel de Oliveira, da Dona Maria Magalhães Loyola e o da idosa mais velha presente no livro, Dona Petronilha Lopes Gomes, com 107 anos. “Falo para os meus netos viverem como eu vivi. Sempre apegada a Jesus. São 92 anos de Apostolado da Oração e sou uma pessoa muito feliz! Eu tenho muita fé!”, revela.
Gugu Liberato assina obra em exposição
A paixão pelo mundo dos espumantes, bebida sinônimo de festa e confraternização, é tema da exposição “Borbulhas e Arte”, em cartaz no Shopping Frei Caneca, em São Paulo. Assim, o shopping convidou 16 artistas para fazer parte do projeto, entre eles o apresentador Gugu Liberato, que assina a tela “Taça e garrafa”.
Além do apresentador, nomes como Alessandra Cavalcanti, Bruno Badaró, Carol W, Danila Pinheiro, Elza Carvalho, Lilli Vilela, Lina Gabriela, Marco Gouveia, Micha, Mi Castelani, Renato Gave, Reynaldo Berto e Sueli Finoto, formam o time de artistas plásticos que assinam as obras da exposição.
A mostra gratuita acontece até o dia 2 de dezembro, de segunda-feira à sábado, das 10h às 22h e domingos e feriados das 12h às 20h, no Piso 3 do shopping, localizado na rua Frei Caneca, 569.
"A Arte do Encontro" traz Bárbara paz no comando
Após 13 episódios comandados por Tony Ramos, Bárbara Paz assume o lugar do ator no comando da quarta temporada de “A Arte do Encontro”, do Canal Brasil, a partir do dia 14, sempre às quartas-feiras, a partir das 21h30.
Nos próximos programas, a atriz vai receber Bia Lessa, Daniel Dantas, Elisa Lucinda, Luis Miranda, Maria Ribeiro, Paulinho Moska, Xico Sá e Zélia Duncan para conversas intimistas intercaladas por leituras de trechos de livros, poesias e peças de teatro.
A primeira convidada de Bárbara é Laura Cardoso. Entre trechos de Manoel de Barros e Charles Bucowski, as duas falam sobre medo e dúvida, Deus e reigião, solidão, a infância pobre e o tempo. Bárbara pergunta ainda “quem é a Laura?”, ao que a veterana, emocionada, responde simplesmente “não sei”. “Eu não sou uma mulher muito medrosa. Eu sou uma mulher corajosa, guerreira. E você sempre acha um caminho, se você quiser, para enfrentar as adversidades, as coisas ruins – que vêm, existem. Você lida!", fala Laura.
Leia também: "Os Criadores de Coincidências" mostra caminho para a auto-verdade
+ Teatro musical
O texto original é de Jonathan Larson, criador do "Rent", e o espetáculo é quase uma
autobiografia de como foi difícil para montar essa obra que revolucionou a Broadway e atraiu os jovens para o teatro
. A peça está em cartaz às terças e quartas-feiras, às 21h.