O Film Benefit é um evento anual que tem como objetivo angariar fundos para manter o suporte contínuo da coleção do Departamento de Filmes do MoMA , Museu de Arte Moderna de Nova York. Fundada em 1935 como Film Library, o local é reconhecido por deter a mais forte coleção de filmes dos EUA, chegando a ter um catálogo de mais de 30 mil filmes estrangeiros e cerca de quatro milhões de frames de longas de todos os gêneros.
Leia também: Tragédia no Museu Nacional: presidenciáveis são rasos em propostas para Cultura
Martin Scorsese , premiado cineasta, produtor de cinema, roteirista e ator norte-americano, será o grande homenageado da 11ª edição do Film Benefit do MoMA ( Museu de Arte Moderna).
Leia também: MEC e MinC anunciam medidas para recuperar Museu Nacional em três etapas
Entre os homenageados pela fundação destacam-se Julianne Moore, Tom Hanks, Cate Blanchett, Alfonso Cuarón, Tilda Swinton, Quentin Tarantino, Pedro Almodóvar, Kathryn Bigelow, Tim Burton e Baz Luhrmann.
O curador-chefe Rajendra Roy não poupou elogios ao justificar a escolha: "Por sua vontade inexplicável, pela paixão de inovar como cineasta e por sua história na indústria de filmes, Martin Scorsese é o maior herói do cinema. Ele é um universo para si mesmo, e todos nós que temos o privilégio de trabalhar em sua órbita somos nutridos por sua considerável força. Ele é uma parte fiel e querida da família do MoMA e estamos felizes em recebê-lo em casa de novo”.
Os destaques do Film Benefit
Neste ano, além da homenagem a Martin, o Film Benefit traz em sua programação o tradicional jantar de gala e um tributo ao 19 de novembro, que será presidido pela grife multinacional Chanel. A casa de cultura também apresentará uma série de filmes focados nas produções de Scorsese em Nova York, de 30 de outubro a 7 de novembro, nos cinemas Roy e Niuta Titus da instituição.
A coleção de filmes inclui 20 dos longas, dentre eles estão “Alice Não Mora Mais Aqui”, “Taxi Driver”, “Nova York, Nova York”, “Raging Bull”, “A Cor do Dinheiro”, “Goodfellas: A Era da Inocência”, “O aviador”, “Os Infiltrados” e muitos outros.
+ Detalhes sobre a ocasião
Há algum tempo, o homenageado financiou os cuidados para 111 filmes da casa de cultura, os esforços do diretor conseguiram render quatro sessões no orgão novaiorquino - o que possibilitou algumas exibições de clássicos em meados da década de 1990. Foram realizadas as sessões: Scorsese at the Movies em 1996; Scorsese Collects, uma exposição de galeria de 2015 e, mais recentemente, uma mostra que tem nome homônimo ao do cineasta.
Freddie Mercury não morreu!
Prestes a estrear nas telonas, a Fox trouxe para o Brasil algumas réplicas dos figurinos do filme “Bohemian Rhapsody” e aproveita para promover uma exposição itinerante destas peças icônicas usadas pela banda Queen. A exposição, que em São Paulo acontece inicialmente entre os dias 16 e 29 de outubro, no Conjunto Nacional, é composta de quatro figurinos completos, com roupas e acessórios.
Em seguida, as peças serão expostas no Rio de Janeiro, Recife e Porto Alegre. O filme, que mostra desde a formação da banda de rock até seis anos antes da morte de Freddie Mercury, estreia em 1° de novembro em cinemas de todo o país.
Mickey Mouse está de parabéns
Falando em cultura internacional, dezesseis artistas contemporâneos, incluindo Daniel Arsham e Katherine Bernhardt, irão inaugurar obras de arte inéditas inspiradas em Mickey Mouse quando a mostra Mickey: The True Original Exhibition for aberta em Nova York, no dia 8 de novembro.
Com quase 1500 metros quadrados, a mostra imersiva que comemora os 90 anos de Mickey Mouse também terá experiências interativas multissensoriais, inúmeras oportunidades fotográficas e a magia da Disney em cada cantinho.
Série animada tem dublagem estrelada!
Já na mundo televisivo, a animação é o foco! Os dez episódios da terceira temporada da série “Animals” estarão disponíveis na HBO GO a partir de 19 de outubro. Em seu terceiro ano, a série de animação terá a participação especial de astros como David Harbour, Lucy Liu, Tatiana Maslany, Demi Moore e Jacob Tremblay, dublando os personagens.
A aclamada produção conta as histórias de criaturas oprimidas que vivem no ambiente menos habitável da Terra, Nova York. Entre histórias de amor, amizade e problemas existenciais dos animais, nesta temporada moscas, baratas, pombos, esquilos e gatos enfrentam situações variadas em uma sociedade agitada.
Museu reinterpreta visão sobre o futuro
Leia também: Famosos lamentam incêndio do Museu Nacional nas redes sociais
Enquanto isso, em solo brasileiro, acontece no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro, a exposição Ofisuka 2068 – Imaginando um Futuro do Trabalho. A intenção é exibir aos visitantes um futuro possível para a vida profissional daqui 50 anos. Esse futuro em exposição foi imaginado por designers do Instituto Europeo di Design e por jovens, que provavelmente testemunharão esse futuro, no qual estima-se que 65% das crianças que hoje estão na escola irão desempenhar atividades ainda não existentes.