Tamanho do texto

Filme de Cacá Diegues concorre a prêmio e será o primeiro exibido no evento; coluna bastidores ainda destaca as novidades da TV e muito mais

Começou nesta sexta-feira (17) a 46ª edição do Festival de Gramado, no Rio Grande do Sul. Estão competindo nove filmes nacionais, cinco estrangeiros e 14 curtas-metragens brasileiros. Outros 20 curtas gaúchos também competem, mas numa categoria isolada.

Leia também: Filme sobre a história de Wilson Simonal participa do Festival de Gramado

Divulgação
"O Grande Circo Místico" abre o Festival de Gramado

A cerimônia de abertura que será protagonizada pela Orquestra Sinfônica local. O filme que abrirá o Festival de Gramado será "O Grande Circo Místico", de Cacá Diegues. A partir de sábado (18) serão exibidos os filmes em competição, enquanto a premiação ocorre na semana seguinte, dia 25. 

Leia também: Atores e atrizes começam a chegar ao Festival de Gramado

Baseado em poema de 47 versos contido no livro “A Túnica Inconsútil” (1938), de Jorge de Lima, o filme mostra cinco gerações de uma mesma família circense. Na trama, o cineasta descreve com excelência como a sociedade vai mudando e apresenta os novos problemas, como as drogas, a violência e a pobreza.

Corrida pela vitória

Divulgação
"O Grande Circo Místico" abre o Festival de Gramado

Os brasileiros que estão na corrida pelo kikito são os longas-mentragens “10 Segundos Para Vencer” (RJ), de José Alvarenga Jr; “O Banquete” (SP), de Daniela Thomas; “Benzinho” (RJ), de Gustavo Pizzi; "O Avental Rosa" (RJ), de Jayme Monjardim; “A Cidade dos Piratas” (RS), de Otto Guerra; “Ferrugem” (PR), de Aly Muritiba; “Mormaço” (RJ), de Marina Meliande; “Simonal” (RJ), de Leonardo Domingues; “A Voz do Silêncio” (SP), de André Ristum e " O Grande Circo Místico ", de Cacá Diegues(AL).

Já os filmes estrangeiros no páreo são “Averno” (Uruguai), de Marcos Loayza; “Las Herederas” (PR/BR/UR/FR/ALE), de Marcelo Martinessi; “Mi Mundial” (UR/AR/BR), de Carlos Morelli; “Recreo” (AR), de Hernán Guerschuny e Jazmín Stuart e “Violeta al Fin” (Costa Rica/MX), de Hilda Hidalgo.

Divulgação
"O Grande Circo Místico" abre o Festival de Gramado

+ Prêmios

Em uma vategoria dedicada aos filmes gaúchos, as produções que competem são: "À Sombra” (Canoas), de Felipe Iesbick; “O Abismo” (Sapucaia do Sul), de Lucas Reis; “Antes do Lembrar” (Porto Alegre), de Luciana Mazeto e Vinícius Lopes; “Coágulo” (São Leopoldo), de Jéssica Gonzatto; “O Comedor de Sementes” (São Leopoldo), de Victoria Farina; “Um Corpo Feminino” (Porto Alegre), de Thais Fernandes; “Entre Sós” (Porto Alegre), de Caetano Salerno; “Fè Mye Talè” (Encantado), de Henrique Both Lahude; “A Formidável Fabriqueta de Sonhos Menina Betina” (Pelotas), de Tiago Ribeiro; “Gasparotto” (Porto Alegre), de Zeca Brito; “Grito” (Santa Maria), de Luiz Alberto Cassol; “Maçãs em Fogo” (Porto Alegre), de Bruno de Oliveira; “Movimento à Margem” (Porto Alegre), de Lícia Arosteguy e Lucas Tergolina; “Mulher Ltda” (Canoas), de Taísa Ennes e “Nós Montanha” (Porto Alegre), de Gabriel Motta; “Pelos Velhos Tempos” (Porto Alegre), de Ulisses da Motta; “Sem Abrigo” (Porto Alegre), de Leonardo Remor; “Subtexto” (Caxias do Sul), de Cristian Beltrán; “Vinil” (Porto Alegre), de Catherine Silveira de Vargas e Valentina Peroni Freire Barata, por fim, “O Viúvo” (Porto Alegre), de Luiz Carlos Wolf Chemale.

Para os interessados, os ingressos para o festival ainda estão disponíveis, e podem ser adquiridos no site do evento e no local. A entrada para cada sessão é de R$ 50, e para a cerimônia custa cerca de R$ 150.

Edson Celulari homenageado

Edson Celulari é grande homenageado do evento este ano
Divulgação
Edson Celulari é grande homenageado do evento este ano

E não para por aí! Com 40 anos de carreira, o ator Edson Celulari, atualmente no ar como Dom Sabino em “O Tempo Não Para”, será o homenageado pelo Troféu Oscarito, que reconhece os profissionais por sua contribuição para o cinema. Ano passado, a honraria foi dada para a atriz Dira Paes.

Ô loco! Faustão dá entrevista inusitada

Faustão dá entrevista surpreendente para Sérginho Groisman
Divulgação
Faustão dá entrevista surpreendente para Sérginho Groisman

Na TV aberta, os destaques continuam! Sempre entrevistando grandes personalidades no estilo “mesa redonda”, Serginho Groisman receberá um dos maiores apresentadores dominicais no "Altas Horas" deste sábado (18): Fausto Silva, mais conhecido como Faustão, quebrou seu costume de não dar entrevistas para falar um pouco sobre sua vida pessoal, transição da rádio para TV e os picos de sua carreira como comunicador.

Game show com os (quase) famosos

Ex-reality show, Munik e seu marido participam de game show na RedeTV!
Divulgação
Ex-reality show, Munik e seu marido participam de game show na RedeTV!

Também na TV aberta, Munik Nunes e Anderson Felício testarão seus conhecimentos em "O Céu é o Limite" deste sábado (18). No palco do game show apresentado por Marcelo de Carvalho na RedeTV! , o casal precisará acertar questões de conhecimentos gerais para ajudar os competidores da edição. Será que vão conseguir?

Presença confirmada no Festival de Gramado

Festival de Gramado atrai famosos para o sul do país
Montagem / Divulgação
Festival de Gramado atrai famosos para o sul do país

Leia também: Lollapalooza coloca Brasil dentro do Autódromo de Interlagos: "lindo de se ver"

Voltando ao assunto principal, o Festival de Gramado não atrai apenas turistas para o sul do país. Tendo proporções internacionais, os famosos adoram marcar presença no evento. Estão confirmados Jesuíta Barbosa, Marieta Severo, Drica Moraes, Adriana Esteves, Isis Valverde, Mariana Ximenes, Otávio Müller, Bruna Linzmeyer, entre outros.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.