Morre aos 96 anos Dorinha Duval, a primeira Cuca do 'Sítio do Picapau Amarelo'
Instagram/Reprodução
Morre aos 96 anos Dorinha Duval, a primeira Cuca do 'Sítio do Picapau Amarelo'

A atriz e cantora Dorinha Duval  morreu aos 96 anos. O anúncio foi feito por sua filha, a atriz Carla Daniel, por meio das redes sociais.

“É com tristeza mas alívio que nos despedimos. Mãe, avó, amiga e que nos trouxe bons momentos de alegria para o público brasileiro. Te amo” , escreveu Carla.

Nascida Dorah Teixeira em 1929, na cidade d e São Paulo, Dorinha construiu uma carreira artística que passou pelo teatro de revista, boates e cassinos.

Como vedete, bailarina e cantora, ganhou visibilidade suficiente para ser convidada a integrar o elenco da Globo. Seu talento se destacou em novelas como Irmãos Coragem e O Bem-Amado.

Dorinha ficou eternizada na memória afetiva de gerações ao dar vida à primeira versão da personagem Cuca, na adaptação de 1977 do Sítio do Picapau Amarelo, sucesso baseado na obra de Monteiro Lobato.

Dorinha ao lado do ex-marido, Daniel Filho, e da filha, Carla Daniel
Instagram/Reprodução
Dorinha ao lado do ex-marido, Daniel Filho, e da filha, Carla Daniel

Ela foi casada por uma década com o ator e diretor Daniel Filho, com quem teve sua única filha, Carla Daniel. Em seus últimos anos, manteve-se longe dos holofotes. Sua última participação na TV foi na novela Belíssima, exibida em 2006.

A trajetória da artista também foi marcada por uma tragédia. Em 1980, Dorinha matou o então marido, o publicitário Paulo Sérgio Alcântara, alegando legítima defesa. Após um primeiro julgamento anulado, acabou sendo condenada a seis anos de prisão em regime semiaberto.

Sítio do Picapau Amarelo

Chico Anysio em participação especial no
TV Globo
Chico Anysio em participação especial no "Sítio do Picapau Amarelo"


Entre 1977 e 1986, a Rede Globo exibiu a versão mais marcante do Sítio do Picapau Amarelo, baseada na obra de Monteiro Lobato.

Com episódios que mesclavam literatura, folclore, ciência e fantasia, a série se destacou pela linguagem educativa e pelo universo lúdico que encantou crianças e adultos por quase uma década.

O elenco contou com nomes inesquecíveis, como Zilka Salaberry (Dona Benta), Jacyra Sampaio (Tia Nastácia), Dirce Migliaccio e Reny de Oliveira (Emília), André Valli (Visconde de Sabugosa), além de Dorinha Duval, que eternizou a figura da bruxa Cuca, uma das vilãs mais icônicas da televisão infantil.

Com visual assustador e voz marcante, a personagem inspirada no folclore brasileiro tornou-se símbolo do medo e da fantasia na série.

A produção recriava o ambiente do sítio com cenários coloridos, figurinos vibrantes e efeitos especiais simples, mas encantadores para a época. A trilha sonora assinada por Gilberto Gil, especialmente a música de abertura, "Marmelada de banana, bananada de goiaba...", tornou-se um marco cultural, atravessando gerações.

A série também ficou conhecida pela forma como apresentava temas educativos de maneira lúdica, explorando mitologia, história, gramática e o folclore brasileiro.



    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!