
Durante sua participação na CinemaCon, realizada nesta quinta-feira (3), em Las Vegas, Tom Cruise emocionou o público ao prestar uma homenagem a Val Kilmer, que morreu na última terça-feira (1), aos 65 anos.
Em um momento de profunda comoção, o astro de Hollywood destacou o impacto do amigo no cinema e propôs um minuto de silêncio em sua memória.
“Não consigo dizer o quanto admiro o trabalho dele, o quanto fiquei grato e honrado quando ele se juntou a Top Gun e voltou mais tarde para Top Gun: Maverick”, declarou Cruise, segundo a revista Variety.
“Acho que seria muito legal se pudéssemos ter um momento juntos, porque ele amava filmes e deu muito a todos nós. Pense em todos os momentos maravilhosos que tivemos com ele.”
O tributo foi feito durante a apresentação do novo filme Missão: Impossível – Acerto Final, oitavo capítulo da franquia estrelada por Cruise. A sequência, continuação direta do longa de 2023, tem estreia marcada para o dia 22 de maio de 2025 nos cinemas brasileiros.
Ao encerrar o minuto de silêncio, Tom se despediu com uma mensagem simbólica: “Desejo-lhe boa sorte na próxima viagem.”
Laços construídos dentro e fora das telas
Tom Cruise e Val Kilmer contracenaram pela primeira vez em Top Gun (1986), clássico em que viveram Maverick e Iceman, dois pilotos rivais que se tornaram grandes amigos na academia da Marinha.
Em 2022, os dois se reencontraram em Top Gun: Maverick, quando Kilmer voltou ao papel do agora almirante Tom "Iceman" Kazansky — uma das cenas mais marcantes do filme.
Na época, Cruise revelou que lutou pessoalmente para garantir o retorno do colega ao elenco. “ Eu realmente lutei muito para que ele fizesse o filme. O tipo de talento que ele tem, e você vê em cena, é muito especial, muito especial” , disse em entrevista à People em 2022.
Essa participação marcaria a última aparição de Kilmer nos cinemas, encerrando sua carreira com o mesmo personagem que ajudou a consolidar seu legado em Hollywood.