O ator morreu aos 93 anos
IMDb/reprodução
O ator morreu aos 93 anos

Morre nesta segunda-feira (9) o ator James Earl Jones, aos 93 anos. O artista ficou conhecido por ser a voz original do vilão da franquia de "Star Wars",  Darth Vader , além de ser o intérprete de  Mufasa , na animação "O Rei Leão".

A informação foi dada pelo site Deadline. Segundo o jornal, os agentes confirmaram que James estava em sua casa, em Nova York, nos Estados Unidos, quando faleceu. A causa da morte não foi divulgada.

James trilhou uma grande carreira no meio artístico norte-americano, colecionando uma legião de fãs. É conhecido por ser uma das poucas pessoas EGOT — quando uma pessoa ganha os maiores prêmios de cada área, sendo o da TV (Emmy), música (Grammy), teatro (Tony) e cinema (Oscar).

O ator ganhou dois Emmys, ambas em 1991, por "Conflito em Los Angeles" e "Anjo Maldito". Já na música, ele ganhou na categoria de narração em audiolivro, por "Great American Documents", em 1977. No teatro, abocanhou três Tony, sendo dois por papéis e um honorário. E, por fim, ganhou em 2012 um Oscar honorário da academia.

História

James serviu ao exército norte-americano na Guerra da Coréia, nos anos de 1950. Após retornar aos Estados Unidos, ele iniciou sua vida nos palcos. A primeira vez que se apresentou na Broadway, região mais prestigiada de Nova York quando o assunto é teatro, foi em 1957.

Aos 44 anos, James ganhou seu primeiro Tony após protagonizar a peça "The great white hope" (A grande esperança branca). Essa mesma história foi adaptada para o cinema em 1970, lhe rendendo uma indicação ao Oscar.

Em 1964, ele estreou no cinema com o filme "Dr. Fantástico", de Stanley Kubrick. Entretanto, seu estrelato na sétima arte veio em 1977, quando cedeu sua voz no filme "Star Wars: Episódio IV - Uma Nova Esperança" e interpretou um dos maiores vilões da cultura pop, Darth Vader.

James foi escalado para dublar o vilão na trilogia original e retornou ao papel em 2016, para o prequel "Rogue One: Uma História Star Wars".

Em 1994, James novamente cede sua voz para um importante personagem da cultura pop: o leão Mufasa, pai de Simba, na animação "O Rei Leão", da Disney. Em 2019, com o lançamento do filme live action do clássico dos anos 1990, James retorna ao papel do leão.

O último trabalho de James aconteceu em 2021, quando participou como  rei Jaffe Joffer de "Um príncipe em Nova York 2", com Eddie Murphy.

Quer ficar por dentro das principais notícias do dia?  Clique aqui e faça parte do nosso canal no WhatsApp


    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!