O apresentador Silvio Santos morreu aos 93 anos neste sábado (17) . Um dos maiores comunicadores da televisão brasileira e com mais de 60 anos de carreira, relembre abaixo a trajetória do ícone brasileiro.
Senor Abravel, nome de batismo do apresentador brasileiro, nasceu em 1930 na cidade do Rio de Janeiro. O comunicador era do bairro da Lapa e começou a trabalhar como camelô aos 14 anos. Filho de imigrantes judeus, Rebecca Caro e Alberto Abravanel, o ícone da televisão teve sua primeira experiência profissional ao lado do pai, em uma loja de suvenires.
Em busca da independência financeira, Silvio Santos foi trabalhar como camelô para não depender do dinheiro dos pais e, com a sua desenvoltura como vendedor ambulante, recebeu um convite para um teste na Rádio Guanabara. No entanto, o apresentador não possuia condições financeiras e optou por continuar no trabalho informal.
Aos 18 anos, o comunicador começou a trabalhar como locutor em uma rádio de Niterói. Nessa época, ele teve a ideia de montar um serviço de alto-falante nas barcas que atravessavam a Baía de Guanara, local que o apresentador usava para se locomover diariamente. No mesmo ano, Silvio Santos também servia ao Exército, na Escola de Paraquedistas, em Deodoro, na Zona Oeste do Rio de Janeiro.
Quando completou 20 anos, o carioca se mudou para São Paulo e passou a trabalhar como locutor na Rádio Nacional da capital paulista. No local, o comunicador fez amizade com o radialista Manoel da Nóbrega, que controlava o Baú da Felicidade, sistema de carnês em que os clientes pagam uma quantia por mês e, no final, pegam de volta o valor pago em um período de um ano para trocar em mercadorias.
O radialista possuía dificuldades com a administração do negócio e, por isso, pediu a ajuda de Silvio Santos. O apresentador, então, começou a vender o Baú da Felicidade durante a sua ida a shows em praças. Assim, ele ampliou o negócio e criou lojas, além de trabalhar com eletrodomésticos.
Em pouco tempo, o comunicador comprou horários ba TV Paulista para divulgar o Baú da Felicidade no programa "Vamos Brincar de Forca", em 1961. Já no ano de 1963, o ícone brasileiro comprou duas horas da programação da emissora e estreou, no dia 2 de junho de 1963, o "Programa Silvio Santos", que atualmente está no ar sob o comando de Patrícia Abravanel, filha do empresário.
Entre 1965 e 1975, o comunicador adquiriu mais de 10 empredimentos, a exemplo da Baú Construtura, a Marca Filmes, a concessionária Vimave e a Baú Financeira, que ocasionou a criação do Banco PanAmericano e na formulação da Tele Sena.
Programa Silvio Santos já foi televisionado pela TV Globo
Vale lembrar que o jornalista Roberto Marinho comprou a TV Paulista em 1965 e o programa do apresentador continuou sendo exibido na TV Globo. Até 1969, a atração passava apenas na capital paulista e, a partir desse ano, a exibição foi televisionada para o país inteiro. No ano de 1976, o empresário criou a emissora TVS e saiu da emissora global.
Com isso, Silvio Santos criou em 1981 o Sistema Brasileiro de Televisão (SBT) através das concessões de transmissão que recebia. O canal estreou no dia 19 de agosto de 1981 e o apresentador exibiu, pela primeira vez em sua emissora, o tradicional "Programa Silvio Santos".
Popularidade e décadas de 80 e 90
Nos anos 80 , o apresentador era conhecido nacionalmente e a atração possuía números altos de audiência. Em 1989, o empresário chegou a cogitar em se candidatar ao cargo de Presidente da República, mas foi barrado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) na época.
Na década de 1990 , o comunicador continuou a expandir a emissora com parcerias e novos programas na grade do SBT. Em 1991, por exemplo, a apresentadora Eliana estreou no canal com o programa "Festolândia". O jornalista Serginho Groissman também fazia parte da empresa de Silvio Santos, com a atração "Programa Livre".
O empresário comprou os direitos da novela mexicana "Carrossel" e a exibiu, pela primeira vez em sua grade, no dia 20 de maio de 1991. Além da obra, que passava originalmente na emissora Televisa, o apresentador também deteve as novelas Ambição, Garotas Bonitas, Rosa Selvagem e Simplesmente Maria.
Na mesma década, a "trilogia das Marias", composta pelas obras "Maria do Bairro", "Marimar" e "Maria Mercedes", estreou na programação do SBT. Por fim, o clássico "A Usurpadora" apareceu, pela primeira vez, nas grades da emissora no ano de 1999.
Anos 2000 e a parceria da emissora com as marcas Disney e Warner Bros.
No início dos anos 2000, o comunicador fez parcerias com as empresas Disney e Warner Bros. para trazer títulos focados no público jovem. Os conteúdos internacionais ocupavam uma boa parte da grade diária do SBT. Títulos como as séries "Três é Demais", "Lances da Vida" e "Tal Mãe, Tal Filha" entraram na programação do canal, sendo muitas vezes o primeiro contato dos espectadores com tais obras.
Em 2006, Silvio Santos inaugurou a marca de cosméticos Jequiti para competir com as empresas do ramo já estabelecidas no país. Focada em produtos de beleza, a Jequiti é conhecida pela sua venda acessível de itens para o rosto e o corpo.
Venda do Banco PanAmericano na década de 2010 e últimos momentos como apresentador do Programa Silvio Santos
Em 2011, o empresário vendeu o Banco PanAmericano após o Banco Central identificar um rombo de R$ 2,5 bilhões. “Agora eu estou livre. A televisão [SBT] que vocês queriam comprar, ou que alguém queria comprar, não está mais à venda. A Jequiti não está mais à venda. As Lojas do Baú não estão mais à venda. A única coisa que foi vendida foi o banco”, disse ele à imprensa na época.
No ano de 2020, Silvio Santos comemorou o aniversário de 90 anos em casa ao lado dos familiares, devido à pandemia do Coronavírus. Após tomar as doses da vacina, o apresentador retornou ao SBT em 2021.
A última aparição do comunicador brasileiro como apresentador do "Programa Silvio Santos" foi em setembro de 2022. Silvio Santos gravou o quadro "Jogo das 3 pistas", com os convidados Cristina Rocha e Marcão do Povo. No entanto, a gravação só foi ao ar no SBT em 26 de fevereiro de 2023.
Após o afastamento do comunicador na programação do SBT, Patrícia Abravanel, filha do empresário, entrou no comando da atração dominical. A última aparição de Silvio Santos no canal foi em dezembro de 2023, quando a equipe do programa "Fofocalizando" levou os fãs à casa do apresentador para parabenizá-lo em seu aniversário de 93 anos. "Muito grato com esse presente dos fãs. A ideia é sensacional e me dá um gás para voltar", disse ele após a homenagem.
Morte do apresentador
Silvio Santos, maior ícone da televisão brasileira, morreu aos 93 anos neste sábado (17). A informação foi confirmada pelas redes sociais do SBT, emissora do comunicador. O apresentador estava internado desde o final de julho em um hospital em São Paulo, local onde faleceu.
A primeira internação do comunicador foi no dia 18 de julho após ter sido diagnosticado com H1N1, vírus que se manifesta como infecção respiratória. O apresentador chegou a melhorar, mas no dia 1 de agosto retornou ao hospital e, desde então, estava internado. Os familiares de Silvio Santos se pronunciaram e desejaram boas energias para ele.
Tiago Abravanel, neto do apresentador, falou sobre o estado de saúde em entrevista à revista Quem. "Graças a Deus, ele está super bem assistido por todos os médicos", afirmou o artista. "Com a fé de todo mundo, ele vai sair dessa logo, se Deus quiser", pediu ele, na última quarta-feira (14).
Quer ficar por dentro das principais notícias do dia?
Clique aqui e faça parte do nosso canal no WhatsApp.