Caso Shantal: médico vira réu em processo de violência obstétrica
Reprodução
Caso Shantal: médico vira réu em processo de violência obstétrica

O Tribunal de Justiça decidiu nesta quinta-feira (27) que o médico Renato Kalil será réu do processo de violência obstétrica movido pela influenciadora Shantal Verdelho. Em 2021, a empresária relatou ter sido vítima de abusos durante o parto da segunda filha, Domenica. A partir da decisão, Renato Kalil será julgado em primeira instância. As informações foram divulgadas pelo g1.

No final de 2021, Shantal Verdelho fez um relato doloroso nas redes sociais, acusando o médico obstetra Renato Kalil de te-la abusado psicologicamente e praticado lesão corporal durante o parto da filha. No entanto, em outubro de 2022, a Justiça negou a denúncia feita pela Promotoria de Violência Doméstica do Foro Central da capital paulista.

O juiz Carlos Alberto Corrêa de Almeida Oliveira, da 25ª Vara Criminal de São Paulo, apontou que não havia provas o suficiente para justificar o processo contra o médico Renato Kalil.

Na mesma época, a defesa da influenciadora entrou com um recurso, que foi julgado nesta quinta-feira (27). A decisão foi unanime entre os desembargadores, que decidiram desarquivar o processo.

Em nota, a influenciadora comemorou a decisão da Justiça. “Só de relembrar o dia do ocorrido eu penso no que minha filha e eu tivemos que passar e me emociono, penso que justiça sendo feita não alivia o que passamos esse dia, mas muda uma sociedade que vai saber que está protegida pela justiça em seu momento mais vulnerável e que deveria ser lindo e com respeito que é o parto”, apontou.

Se condenado pelos crimes denunciados, o médico pode pegar no mínimo 1 ano e 6 meses de reclusão. A defesa da influenciadora também indica que existem mais 20 depoimentos de mulheres denunciando Renato Kalil por violência sexual e psicológica. 

Há também o processo no Conselho Regional de Medicina (CREMESP) para investigar a conduta do médico obstetra. A defesa da influenciadora e outras denúncias pedem uma avaliação do órgão para que Renato Kalil seja impedido de exercer a medicina até que o processo aberto se encerre.

Relembre o caso:

Em 2021, Shantal Verdelho expôs ter sido vítima de violência obstétrica durante o parto da segunda filha, Domenica. A influenciadora é casa com o influenciador Mateus Verdelho, com que tem mais um filho, Filippo.

Em áudios vazados na época, Shantal relata em um grupo de mãe o que teria vivido durante o nascimento da filha.

"Quando a gente assistia ao vídeo do parto, ele me xinga o trabalho de parto inteiro. Ele fala 'Porra, faz força. Filha da mãe, ela não faz força direito. Viadinha. Que ódio. Não se mexe, porra'... depois que revi tudo, foi horrível", desabafa na gravação.

"Ele chamou meu marido e falou: 'Olha aqui, toda arrebentada. Vou ter que dar um monte de pontos na perereca dela'. Ele falava de um jeito como 'olha aí, onde você faz sexo, tá tudo fodido'. Ele não tinha que fazer isso. Ele nem sabe se eu tenho tamanha intimidade com meu marido", adiciona.

Além disso, Renato Kalil é acusado de realizar a manobra de Kristller, quando o médico pressiona a barriga no intuito de empurrar o bebê. O procedimento é criticado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pelo Ministério da Saúde por colocar a mãe e o bebê em risco.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!