Fãs se despedem de Gal Costa
Isabela Frasinelli - iG Gente - 11/11/2022
Fãs se despedem de Gal Costa

O velório da cantora Gal Costa, que morreu na quarta-feira (9), aos 77 anos , acontece nesta sexta-feira (11), em São Paulo, na Alesp (Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo), em cerimônia aberta ao público até às 15h. Os fãs da artista fizeram fila no local para a despedida.

A primeira fã chegou na Alesp às 5h30. Denise Matozinhos se considera fã número 1 de Gal e saiu de Osaco (SP) para o adeus. "Vim dar um adeus a essa musa, que nos trouxe muita alegria com as canções. Desde que eu me entendo por gente, sou fã número um", comentou a fã.


Denise e Renato, os primeiros fãs na fila
Isabela Frasinelli - iG Gente 11/11/2022
Denise e Renato, os primeiros fãs na fila


O pernambucano Renato Contente foi o segundo a chegar na fila, por volta das 5h40. "Eu sou fã dela há onze anos e sou pesquisador da obra dela há dez anos. Foi um choque para todo mundo. Toda homenagem é importante. Da internet às matérias, artistas e amigos. É para celebrar o legado dela. Não tem como imaginar o Brasil sem Gal Costa", disse.

Fãs se despedem de Gal Costa
Isabela Frasinelli - iG Gente - 11/11/2022
Fãs se despedem de Gal Costa

Maurício Braz levou um disco "Fantasia", de Gal Costa, lançado em 1981, para o velório. "A voz dela é um instrumento e eu acompanho a Gal desde os festivais da Record, na década de 60. Eu tenho a vitrola para tocar os discos. Eu acompanhei a Gal por toda a vida e ela é extraordinária, uma diva da música. Vai ficar no meu coração eternamente. Vai ficar na minha lembrança enquanto eu viver. Acredito que ela já está no céu", disse o paulista.

O velório segue aberto ao público até às 15h. Depois, o enterro do corpo de Gal Costa será restrito aos amigos e familiares.


Morte de Gal Costa

Gal Costa morreu na quarta-feira (9), aos 77 anos, em São Paulo. O motivo da morte ainda é desconhecido. Gal deixa um filho, Gabriel, de 17 anos.

Maria da Graça Costa Penna Burgos, conhecida no mundo como Gal Costa, nasceu em 26 de setembro de 1945, em Salvador, na Bahia, e marcou época na história da música popular brasileira, encantando diversas gerações. A baiana manteve uma parceria longeva com outros artistas baianos, como Caetano Veloso, Maria Bethânia e Gilberto Gil, os "Doces Bárbaros".

A baiana estava rodando o país com a turnê "As várias pontas de uma estrela", um show que resgatava grandes sucessos da MPB da década de 80. Além disso, a artista foi confirmada em diversos festivais neste ano, como o "Primavera Sound", mostrando a habilidade de se reinventar musicalmente e permear gerações.

Conhecida como "Musa da Tropicália", movimento cultural que começou na década de 60, Gal Costa lançou o primeiro disco em conjunto com Caetano Veloso, em 1967, intitulado "Domingo". O disco contou com músicas interpretadas por eles separadamente, além das parcerias “Coração Vagabundo”, “Domingo” e “Zabelê”. Na Tropicália, Gal Costa gravou o disco “Tropicália ou Panis et Circencis”, com Caetano Veloso, Gilberto Gil, Nara Leão, Os Mutantes e Tom Zé.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!