Gal Costa
Divulgação
Gal Costa

A cantora Gal Costa morreu, na manhã desta quarta-feira (9), aos 77 anos, em São Paulo. A informação foi confirmada pela assessoria da artista. A causa da morte, segundo o jornal "Bahia Meio Dia", da TV Bahia (Globo), teria sido um infarto sofrido pela artista em casa.

No entanto, a equipe de Gal afirma que o motivo ainda é desconhecido e informações sobre o velório e sepultamento serão divulgadas posteriormente. Gal deixa um filho, Gabriel, de 17 anos .

Gal ia se apresentar no evento "Primavera Sound", que aconteceu no fim de semana último, em São Paulo (SP), mas cancelou o show de última hora para se recuperar da retirada de um nódulo na fossa nasal direita . A artista teria que ficar longe dos palcos até o fim do mês.


Maria da Graça Costa Penna Burgos, conhecida no mundo como Gal Costa, nasceu em 26 de setembro de 1945, em Salvador, na Bahia, e marcou época na história da música popular brasileira, encantando diversas gerações. A baiana manteve uma parceria longeva com outros artistas baianos, como Caetano Veloso, Maria Bethânia e Gilberto Gil, os "Doces Bárbaros".

A baiana estava rodando o país com a turnê "As várias pontas de uma estrela", um show que resgatava grandes sucessos da MPB da década de 80. Além disso, a artista foi confirmada em diversos festivais neste ano, como o "Primavera Sound", mostrando a habilidade de se reinventar musicalmente e permear gerações.


De "Vaca Profana" a "Cuidando de Longe", Gal Costa tem vasta contribuição na música popular brasileira, além de gravar com diversos colegas da classe artística. A cantora contribuiu com a discografia de nomes como Marília Mendonça, Silva, Nando Reis, Zeca Baleiro e Daniela Mercury.


Conhecida como "Musa da Tropicália", movimento cultural que começou na década de 60, Gal Costa lançou o primeiro disco em conjunto com Caetano Veloso, em 1967, intitulado "Domingo". O disco contou com músicas interpretadas por eles separadamente, além das parcerias “Coração Vagabundo”, “Domingo” e “Zabelê”. Na Tropicália, Gal Costa gravou o disco “Tropicalia ou Panis et Circencis”, com Caetano Veloso, Gilberto Gil, Nara Leão, Os Mutantes e Tom Zé.

Durante o dia, Gal Costa recebeu diversas homenagens de amigos como Gilberto Gil, Maria Bethânia, Lula, Daniela Mercury, Caetano Veloso, Lulu Santos e Marisa Monte .

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!