A cantora Luísa Sonza teve o nome removido da lineup oficial da 4ª edição do Rep Festival, que acontecerá no Rio de Janeiro nos dias 11 e 12 de fevereiro de 2023. A participação da cantora foi duramente criticada devido ao recente caso envolvendo processo de racismo.
Sem anúncios prévios ou explicações, a organização do evento publicou nesta segunda-feira (24) uma nova escalação dos artistas que se apresentarão no festival.
Na modificação, o nome de Luísa Sonza foi removido, enquanto o do rapper cearense Don L foi adicionado.
Desde a divulgação da lineup original, internautas criticaram a organização do evento por Luísa Sonza estar entre os artistas. A rejeição se deu principalmente por a artista estar envolvida com um caso de racismo.
Na web, fãs do festival, que traz como exaltação o universo do rap e hip-hop, originalmente vindos da cultura negra, apontaram que a presença da cantora não estava alinhada com o movimento cultural.
Por outro lado, os fãs do festival criticaram a ausência do rapper Don L. Eleito Artista do Ano de 2021 pela Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA) devido ao álbum "Roteiro pra Ainouz, Vol.2", o músico se consagra veterano do estilo musical.
Ele chegou a comentar a ausência da própria participação no Twitter, apontando achar que só seria chamado se o festival fosse no nordeste.
Nesta tarde, após a mudança da lineup, o artista se pronunciou agradecendo aos fãs que pediram a participação dele.
"Eu decidi aceitar a proposta por um valor que permitisse melhorar o natal da minha banda, e começar a fazer o que eu sempre quis: meu dízimo para um coletivo revolucionário", revelou.