Luísa Sonza enfrenta processo por injúria racial; entenda o caso

A cantora foi denunciada em 2020 por advogada negra que foi confundida com uma empregada em um evento em Fernando de Noronha

Caso aconteceu em 2018, em Fernando de Noronha

Luísa participava de um festival gastronômico na cidade. Lá, ela teria pedido água de maneira grosseira para a vítima, a advogada Isabel Macedo de Jesus, que era, na verdade, uma cliente que estava comemorando seu aniversário. "Pega um copo d'água para mim?", teria dito a cantora, dando tapinhas no braço de Isabel. "Você não trabalha aqui?", respondeu Luísa após a jurista explicar que era uma frequentadora. Ao notar o desconforto, Luísa teria dito: "Não é isso que você está pensando".

Foto%3A Reprodução/Youtube

Processo de injúria racial

"Na hora eu disse a ela que nunca sentiria o que eu estava sentindo, pois ela nunca seria confundida com as pessoas que servem nas festas que ela frequenta", lembrou Isabel em uma entrevista ao site Notícia Preta. Em 2020, a advogada denunciou a cantora e entrou com um processo de injúria racial contra Luísa. Isabel pediu uma indenização de R$ 10 mil à cantora.

Reprodução/Globo/ Paulo Belote (%40paulobelote) 09.09.2022

Cantora se manifestou no Twitter

Na época, após a repercussão do caso, Luísa foi ao Twitter e afirmou que o crime nunca aconteceu. "Gente, tudo isso é mentira. Eu jamais teria esse tipo de atitude. Vocês me conhecem bem, sabem qual é meu caráter, minha índole. Eu jamais ofenderia outra pessoa por conta da cor da pele, jamais. Essa acusação é aburda".

Reprodução/Twitter %40rockinrio 05/09/2022

Assessoria jurídica também emitiu nota

Os advogados da cantora também emitiram uma nota, afirmando que as acusações são falsas e vinham "em um momento oportunista em razão do crescimento exponencial da carreira da artista" e que Luísa "nunca ofendeu ou discriminou qualquer pessoa".

Reprodução/Instagram %40luisasonza - 20/06/2022

Tentativas de abafar o processo

Uma audiência virtual referente ao caso foi marcada para a última semana, mas não aconteceu porque o link teria vazado. De acordo com o Notícia Preta, uma nova data foi marcada e, dessa vez, a audiência será presencial.

Marcelo de Assis

Sigilo

A equipe da cantora teria pedido que o caso corresse em segredo de Justiça devido à possível repercussão atrelada ao nome de Luísa. A assessoria jurídica quer reverter o caso como litigância de má fé, apontando que a jurista estaria tentando conseguir vantagens financeiras e "obter seus cinco minutos de fama".

Reprodução/Instagram

Caso abafado

Com a pouca repercussão do caso, o nome de Luísa Sonza ficou em alta na última semana nas redes sociais. Muitos internautas se mostraram surpresos com o processo de injúria racial ou mesmo decepcionados com a possível atitude da cantora. Outros usuários questionaram ainda a proteção recebida pela artista.

Reprodução

+ Entre no canal do iG Gente no Telegram e fique por dentro de todas as notícias sobre celebridades, reality shows e muito mais!

Marcelo de Assis