Lucy Alves, protagonista de
Globo/Fábio Rocha
Lucy Alves, protagonista de "Travessia"

A novela "Travessia", nova trama das nove da Globo, estreia nesta segunda-feira (10), com destaque para a cultura nordestina. O folhetim de Gloria Perez começa com o núcleo principal no Maranhão, onde a atriz e cantora Lucy Alves interpreta Brisa, protagonista da trama ao lado de Chay Suede (Ari).

A defesa do patrimônio histórico maranhense vai permear a relação entre Brisa e Ari na novela, reforçando a cultura pulsante do estado. Uma semana antes da estreia de "Travessia", porém, os nordestinos sofreram ataques xenofóbicos nas redes sociais após o resultado do primeiro turno das Eleições 2022.

A Sarfenet, ONG brasileira que busca proteger os Direitos Humanos no ambiente digital, registrou 348 denúncias de xenofobia na segunda-feira (3) após o resultado das eleições. Na primeira segunda-feira de setembro (mês anterior), não houve denúncia de xenofobia.


Lucy, que nasceu em João Pessoa (PB), lamenta os ataques xenofóbicos que surgiram nos últimos dias. "É muita tristeza pra gente. Ver pessoas que pensam dessa forma, ver tanta polarização e pessoas que elegem candidatos que não lutam por mulheres, cultura e diversidade. Nosso país é múltiplo, então, dói o coração. Mas a gente segue na esperança e eu acredito em dias melhores. Estamos aí eu e meu Nordeste para provar", conta em entrevista exclusiva ao iG Gente.

A atriz não esconde que já sofreu xenofobia ao sair da Paraíba e chegar na região Sudeste. Para Lucy, o ataque aconteceu com "disfarce".

"Acredito que sofri [xenofobia] de maneira velada. Porque a gente, quando vem para o Sudeste, sente isso. Por uma exclusão em algum trabalho, piada ou deboche. Ou achar que a gente é bonitinho ou uma coisa exótica. Que a gente tem que estar em um lugar porque é diferente. Não! Tem sempre esse lugar de querer colocar em uma caixa. Então, sim, já sofri desse tipo, mas graças a Deus consegui transitar por caminhos onde eu saí. Com meu trabalho e honestidade, às vezes em caminhos mais longos, mas sempre deu certo", relembra Lucy Alves.

Lucy Alves no
Foto: Globo
Lucy Alves no "The Voice Brasil" em 2013

A personagem de Lucy é vítima de uma fake news nas redes sociais. As pessoas acusam Brisa de ser uma sequestradora de crianças devido a uma deep fake. Um vídeo foi editado de maneira despretensiosa e irresponsável, do outro lado do mundo, e o rosto da criminosa foi trocado pelo de Brisa. O material viraliza nas redes sociais e atrapalha a vida da jovem.

No entanto, Lucy acredita que o poder viral das redes sociais pode ser visto de outra forma, inclusive como uma porta para combater a xenofobia e outros ataques às minorias.

"Essas coisas [ataques xenofóbicos] precisam parar. Para isso, a internet é boa. Essa coisa acaba sendo divulgada e, caiu na rede, não tem volta. A gente sabe do que está acontecendo e a gente tem que ir à luta. Não dá para deixar passar. A gente viu quantos acasos apareceram de estupro, de assédio. Mulheres morrendo, LGBTs morrendo. Com as eleições, vir essa consciência e defender um candidato que possa defender a gente é essencial", sinaliza.



Chay Suede também se posiciona contra xenofobia

Parceiro de cena de Lucy Alves, Chay Suede também rebate os ataques xenofóbicos que invadiram as redes sociais. "Eu acho uma burrice, uma ignorância enorme. O Nordeste traz, de uma maneira geral, joias valiosas. E a gente tentar diminuir isso em qualquer nível é uma burrice mesmo", reclama.

Ari e Brisa - Travessia
Globo/Fábio Rocha
Ari e Brisa - Travessia

O ator, que nasceu em Vila Velha (ES), será o noivo de Lucy na trama de Gloria Perez. Chay, que já se destacou em "Segundo Sol", outra trama com referência ao Nordeste, fez questão de elogiar a cultura da região.

"É uma falta de entendimento do que é o Brasil, de como funciona a cultura popular brasileira e do que isso é riqueza para a gente", completa.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!