Vanessa estava na Angola quando áudio viralizou
Reprodução/Montagem/YouTube/Instagram 03.08.2022
Vanessa estava na Angola quando áudio viralizou

Protagonista de pelo menos dois memes que viralizaram nas redes sociais, Vanessa Panisset, ex-integrante do grupo "As Apetitosas", agora é protagonista de mais um viral: ela é voz por trás do áudio "Deixa Baixo", que celebridades como Virgínia e a humorista Patrícia Ramos já utilizaram em vídeos do TikTok e Reels. 


A cantora, que está voltando da Angola após uma temporada trabalhando no país, conta com exclusividade ao iG Gente que não esperava que um vídeo dela cantando em um baile funk de 2014 voltaria a fazer sucesso na web. "O povo encontra cada coisa, já tem uns dois anos que o pessoal faz memes de mim, até a hora que chegou esse, que firmou mais", analisa. 

Ela diz conhecidos já brincaram com o fato dela ter gerado tantos memes que viralizaram na web. A funkeira, que tem 15 anos de carreira na música, explica que o vídeo original, que tem quase 14 minutos, já gerou outros memes. "Já pegaram vários pedacinhos do vídeo, até me falaram que eu conseguia virar meme com qualquer pedaço de música", brinca.

Vanessa chega a relembrar um dos memes que surgiram a partir do mesmo vídeo do "Deixa Baixo". "Teve o 'passando mal', que pegou muito, que eu cantava 'Tô passando mal, tô passando mal', que usam até hoje", recorda.

A gravação do vídeo, publicado no YouTube em 2014, foi uma troca de favores para gerar mídia para o grupo de funkeiras. "Era um baile que a gente diz que é de 'moral', era uma troca de favores, era a mídia, íamos de graça para ter o material visual, faz muito tempo isso", explica. 


Mas além do vídeo que gerou os dois áudios famosos na web, a cantora relembra que há outro muito utilizado pelo público LGBTQIA+. "Tem um do 'público gay', de quando dei uma entrevista falando dos LGBTs e que eu estava sem graça com as perguntas do repórter. Como era ao vivo, eu saí respondendo um monte de coisa, que pegou, como eu falando que o público era gay, todo mundo era gay, meu produtor é gay. Mas o de agora, bombou", compara. 

Como está em Angola trabalhando com o grupo "As Zucas", Vanessa analisa a "fama repentina". "Eu até estou conseguindo aproveitar, mas estou muito perdida, muito mesmo", lamenta. Mas Vanessa disse já ter a ajuda de um amigo que é assessor de imprensa.

"A gente conversou, porque pessoas me procuraram e é aquilo: as coisas estão acontecendo, então, bora aproveitar! Quando eu procurava, não aparecia oportunidades, agora que não estou procurando, está aparecendo", brinca. 

Das Apetitosas para As Zucas


Vanessa, que esteve no grupo até 2018, contou que voltou quando os primeiros memes surgiram. Mas logo após a pandemia da covid-19 ela recebeu convites para trabalhar em Angola.

Apesar de estar fora do grupo, ela diz ter contato com "As Apetitosas" e elas celebram os memes que viralizam na web. Porém, o sucesso do áudio viral não foi comentado com as ex-colegas.

"Eu nem tive tempo de conversar só com elas, só a Evelyn mesmo que me chamou para falar que está uma loucura com ela, não tive tempo de falar com a Bruna e com a Neidinha, teve gente reconhecida no vídeo, é muito gostoso isso", diz.

Feliz pelo sucesso da voz

Mesmo sem ter recebido dinheiro pelo uso da voz em memes, ela se sente feliz com a repercussão na internet e entre famosos. "Fiquei passada, minha filha de 12 anos me enviava vídeos, pedia para eu publicar na minha rede social. Ela dizia que estava todo mundo cantando, que eu precisava voltar para o Brasil", conta. 

"Ela falava: 'Você passou a Luísa Sonza, mãe! Você está ficando famosa'. E eu não estava acreditando, como que eu iria passar Luísa Sonza", pondera. 

Sobre o retorno financeiro, ela diz que irá tentar reivindicar a autoria do áudio, para que as pessoas a conheçam melhor, mas sem prejudicar a página que editou o meme. "Não quero prejudicar ninguém, todo mundo saia bem, todos ganham e aí vai! Se todo mundo ganhar, está tudo certo", analisa.

Na web, internautas confundem a voz de Vanessa com a de Valesca Popozuda e até Pepita. Para a cantora, é uma honra ser confundida com a ex-Gaigola das Popozudas. "A Pepita até estava no vídeo, faz tempo que não vejo ela, inclusive, mas gosto muito. Agora, por ser a Valesca, eu adoro, até porque é a Valesca, não teria ninguém melhor para confundir, é maravilhoso", pontua. 

E o que significa 'deixa baixo'?

No vídeo original, a expressão foi usada por Vanessa após perguntar se existiam homens casados no baile funk em que ela se apresentava. Mas hoje, a funkeira pontua que a expressão tem "todos os sentidos". 

"Falei 'deixa baixo' porque quando comecei o show, perguntei se tinha homem solteiro e homem casado. Aí, com os casados, é aquela coisa, né? Era estranho ele estar no baile aquela hora, então, 'vamos deixar baixo' e foi nisso que pegou", relembra. 

Mas, basicamente, a expressão significa "abafar, deixar baixo, ficar quietinho". Durante a entrevista, Vanessa chega a brincar com o último áudio que viralizou na web, o 'abafa', feito por Vivi do Abafa. "Que loucura, ainda bem que o meu vídeo é antigo, porque iriam pensar que fiz na intenção de copiar", diz, rindo.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!