No podcast Papo de Novela, Gabriela Duarte falou como era atuar com a mãe, Regina Duarte, em "Por Amor" (1997). A intérprete de Eduarda também relembrou os bastidores da novela e celebrou o fato da obra da obra estar no Globoplay.
Sobre trabalhar com a mãe, ela diz: ""Foi difícil, mas também foi muito bom. Teve de tudo! (risos) Muitas polêmicas, muitos 'B.O.s', mas ao mesmo tempo era muito legal, eu me sentia muito acolhida."
Como era o primeiro trabalho da atriz no horário nobre, ter a presença da matriarca foi fundamental para Gabriela: "Era um trabalho difícil e importante pra mim, eu precisava de apoio e cumplicidade, e isso a gente tinha naturalmente. Era muito incrível."
+ Entre no canal do iG Gente no Telegram e fique por dentro de todas as notícias sobre celebridades, reality shows e muito mais!
No enredo, Eduarda era a filha única de Helena (Regina Duarte). As duas engravidaram juntas e foram para maternidade no mesmo dia. Helena teve um filho saudável, já Eduarda perdeu o filho e precisou retirar o útero. Para ajuda a filha, a mãe trocou os bebês e Eduarda criou o irmão, achando que o próprio filho.