Shakira é acusada de fraude fiscal por Ministério Público espanhol
Reprodução/Instagram - 29.07.2022
Shakira é acusada de fraude fiscal por Ministério Público espanhol


O Ministério Público espanhol pediu oito anos e dois meses de prisão para a estrela colombiana Shakira, acusada de fraudar o tesouro de 14,5 milhões de euros (R$ 76,8 milhões) entre 2012 e 2014, indicou a entidade em sua acusação.

+ Entre no  canal do iG Gente no Telegram e fique por dentro de todas as notícias sobre celebridades, reality shows e muito mais!

O documento foi apresentado nesta sexta-feira pela Procuradoria Provincial de Barcelona depois que a cantora, que se declara inocente, rejeitou um acordo com o Ministério Público na quarta-feira e disse que estava disposta a ir a julgamento.


Agora, o Tribunal de Barcelona deve decidir se deve finalmente abrir um julgamento oral para o artista de 45 anos, que pode chegar a um acordo com o Ministério Público até o último momento.

+ Siga também o perfil geral do Portal iG no Telegram !

O desacordo entre as partes é, no entanto, quase total por enquanto. Em sua carta, o Ministério Público acusa Shakira de ter usado um "quadro corporativo" criado anos antes para evitar o pagamento de impostos na Espanha nos anos de 2012, 2013 e 2014, apesar de já ter residido no país havia mais de 183 dias por ano estipulado por lei, ou seja, a artista teria simulado que não morou no país para não pagar impostos. Por isso, pede penas de mais de oito anos de prisão e o pagamento de uma multa de quase 24 milhões de euros (R$ 127 milhões).

Cantora colombiana teve um relacionamento amoroso com o jogador de futebol Gerard Piqué entre 2010 e 2022 e se instalou em Barcelona, onde ele joga
A carta chega dois dias depois que os advogados da cantora anunciaram que haviam rejeitado um acordo com o Ministério Público e que pretendiam ir a julgamento.

"Com a plena convicção de sua inocência (...) Shakira não aceita acordo" com o Ministério Público e "decide avançar" com o processo, disseram seus representantes legais em comunicado em Barcelona, ​​​​​onde ​reside a cantora, que se mostrou confiante de que "a justiça vai provar que ela está certa".

Denunciando "uma total violação de seus direitos", Shakira afirmou no comunicado que "a promotoria tem insistido em recolher o dinheiro ganho em [suas] turnês internacionais e no 'The Voice'", o programa de televisão americano em que foi jurada , num período em que "ainda não era residente na Espanha".

A intérprete de "Waka Waka" ou "Hips don't lie" lembrou que pagou 17,2 milhões de euros reivindicados e, por isso, considera que "não há dívida pendente com o Tesouro".

De acordo com a denúncia, no entanto, Shakira morava na Espanha pelo menos desde o ano fiscal de 2012, logo após sua relação com o jogador do FC Barcelona Gerard Piqué ter sido tornada pública, mas ela manteve sua residência oficial nas Bahamas até 2015, considerada um paraíso fiscal.

O casal, que tem dois filhos, anunciou a separação em junho passado.

Em maio, um tribunal de Barcelona rejeitou um recurso interposto por Isabel Mebarak Ripoll, nome completo da artista, que pediu o arquivamento da investigação.

Shakira apareceu nos chamados Pandora Papers, uma extensa investigação que apontou que centenas de personalidades recorreram a paraísos fiscais, principalmente para fugir das obrigações com impostos.

+ Assista ao "AUÊ", o programa de entretenimento do iG Gente:


    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!