A viagem para Porto Seguro conta com passeios turísticos e shows
Larissa Albuquerque/ Divulgação/ Forma Turismo
A viagem para Porto Seguro conta com passeios turísticos e shows

"A melhor experiência da sua vida", essa é uma das frases usadas pela agência Forma Turismo na viagem estudantil que leva formandos do terceiro ano do colegial para Porto Seguro, na Bahia. Segundo a equipe, a exclusividade vem do fato de ser a única chance dos passageiros viajarem com os colegas de turma, usando a estrutura da agência, que promove passeios turísticos e festas com shows de vários artistas. O iG Gente esteve na cidade baiana para contar tudo da vivência dos jovens e acompanhar a edição especial de 25 anos.

A experiência já começa no aeroporto, antes dos passageiros chegarem em Porto Seguro. Lá, eles fazem os primeiros contatos com os companheiros de viagem e com a monitoria da Forma Turismo. Rafaela Tomesanni e Julia Garcia, formandas do Anglo de Indaiatuba, não escondiam as expectativas: "Estamos muito animadas", disse uma das amigas, que embarcava do Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo. 

Assim que os passageiros chegam em Porto Seguro, eles vão para uma apresentação da agência. O evento, além de recepcioná-los, procura deixar claro as regras da viagem: não é permitido usar nenhum tipo de droga ilícita e consumir bebidas alcoólicas dentro dos hotéis. O descumprimento das normas, principalmente da primeira, coloca em risco toda a experiência do formando, já que, se for pego, ele é mandado para casa mais cedo e o custo da passagem de retorno fica por conta dos pais. 

A equipe da Forma Turismo também deixa claro todos os perigos que os jovens podem correr na viagem e garantem segurança e total apoio em qualquer situação que ocorra. Depois do papo sério, é hora da experiência começar. Cada grupo de formando é encaminhado para o respectivo hotel dele. São seis no total, que comportam cerca de 700 pessoas cada. Além das acomodações, eles possuem piscinas e diversas áreas de lazer.

Nos resorts, os jovens também conseguem interagir com influencers. Bruno Magri, PK Delas, Ju Puzuolli e Matheus Deodoro foram alguns dos produtores de conteúdo convidados para a temporada. O ex da Viih Tube, em especial, se diz fã da viagem. "Já vim três vezes: uma como formando, outra com a minha ex-namorada e agora, que estou solteiro".

Bruno Magri esteve no espaço
Reprodução/Larissa Albuquerque
Bruno Magri esteve no espaço "Beach Park"

O influencer afirma que viajar com a Forma Turismo para Porto Seguro não é só sobre beijar na boca e se divertir com os amigos, mas também é viver experiências. Até porque, segundo ele, "tudo o que a Bahia promete ela entrega".

Além disso, as apresentadoras do "PodDelas", Tata Estanieck e Bruna Unzueta, que já viajaram com a Forma, estiveram em alguns shows e gravaram episódios do podcast lá para comemorar a edição de 25 anos. Elas revelaram que sentem o sentimento de nostalgia até para gravar os episódios. "É muito louco porque começamos com a forma com a web-série. Então, estarmos aqui juntas é bom demais", afirma Tata.


Passeios turísticos

"Não há como ir para Porto Seguro sem conhecer um pouco da história", diz Márcia, uma das guias turísticas da região. A Forma Turismo leva os alunos para o "City Tour", que explora o centro histórico da cidade.

O passeio começa com apresentações dos grupos de capoeira da região. "Os grupos de capoeira daqui existem há décadas, desde 1992", diz Márcia Tito, antes da apresentação do Grupo Omooia, formado há 10 anos. Ao som do berimbaú, os capoeiristas cantam, dançam e mostram um pouco da cultura local para os viajanates. 

Em seguida, é hora de conhecer o artesanato de Porto Seguro. A guia garante que os produtos, feitos pelos moradores da região, além de exclusivos, são mais baratos do que em outros lugares. Há quadros talhados e pintados a mão, roupas, acessórios de decoração e para uso pessoal e diversas outras opções. 

Formandos visitam as feirinhas artesanais de Porto Seguro
Larissa Albuquerque
Formandos visitam as feirinhas artesanais de Porto Seguro


A Bahia é a maior produtora de cacau do país e, por isso, Márcia leva os alunos para ver de perto o processo da fabricação de chocolate e mostra como é a fruta que origina o doce.

O cacau deve ser aberto para a retirada das sementes amargas, para começar o processo de fabricação do chocolate
Larissa Albuquerque
O cacau deve ser aberto para a retirada das sementes amargas, para começar o processo de fabricação do chocolate

E uma das delícias do estado também não fica de fora do tour: o acarajé. A guia vai até à barraca da baiana Maria, que mostra como faz o prato desde o preparo da massa de feijão-fradinho até a composição com os recheios.

Após ouvir mais sobre a história da cidade e ir até os famosos muros das fitinhas (onde se tem o costume de amarrar fitas e fazer pedidos), os adolescentes são encaminhados para a Passarela do Descobrimento, acompanhados dos monitores. Lá, existem as mais diferentes barracas com  diferentes bebidas. Elas podem ser alcoólicas ou não.

No ponto turístico, os formandos também podem se relacionar com pessoas de diferentes hotéis. "Eu amei conhecer a cidade. Amei ver a capoeira, os dançarinos são incríveis. E lá já conhecemos bastante gente que está viajando com a gente", diz Isabela, formanda do colégio Etapa, de São Paulo. 

O "City Tour" é o único passeio oferecido no pacote, já que, segundo Angelo Ruggero, Presidente do Conselho da Forma Turismo, os adolescentes preferem curtir mais as festas e os shows.  

"Um só penso que tá bom. Foi legal, mas vim para curtir mais as festas", diz Isabelle, formanda do Objetivo de Aracajú, capital de Sergipe.

+ Entre no canal do iG Gente no Telegram e fique por dentro de todas as notícias sobre celebridades, reality shows e muito mais!

Ruggero afirma que, por isso, a edição especial possui um line-up tão rico e tenta proporcionar festas com estrutura de festivais.

Shows

Em um mês, 32 artistas, dos mais diferentes gêneros musicais, passam pelos palcos da Forma Turismo. São eles: Pedro Sampaio, Lumilla, Dennis DJ, Leo Santana, Rennan da Penha, MC Livinho, MC Drika, Barões da Pisadinha, Gloria Groove, Banda Eva, MC Ricky, MC Don Juan, Turma do Pagode, GBR, MC Ryan SP, Rogeirinho, Bin, Japãozinho, Kevion O Chris, Dubdogz, Bruno Martini, Dennis, Turma do Pagode, Kawe, Léo Santana, MC Danny, DJ Topo, Matheus Fernandes, PK, MC Pedrinho, Kayblack, Chemical Surf, Barja, Bhaskar, MC Paiva e Recayd Mob.

Roda-gigante do
Larissa Albuquerque
Roda-gigante do "Porto Festival"


E isso foi algo que animou ainda mais os passageiros. Rafaella Tomesanni, que conversou com iG no aeroporto, relatou ter altas expectativas para os eventos. E, após alguns, ela e amiga Julia puderam dizer: "Foi maravilhoso, dançamos e conhecemos muitas pessoas". 

Com os passeios, estrutura de hotel e monitoria e a chance de viajar com amigos do colégio, a Forma Turismo cumpre a promessa de proporcionar uma "experiência única". Mas e os shows? São tudo isso mesmo? O iG Gente viu de perto como funciona as festas diurnas e noturnas. Para saber dos bastidores das apresentações e se, de fato, oferecem uma estrutura de festival, acompanhe a próxima reportagem da viagem por aqui. 

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!