Palco principal do
Divulgação/ Forma Turismo
Palco principal do "Porto Festival"

A Forma Turismo é conhecida por promover viagens inesquecíveis, principalmente, para os formandos do terceiro ano do ensino médio, que têm a chance de passar cinco dias em Porto Seguro, na Bahia.  Além de mostrar um pouco da história da cidade e promover uma experiência de confraternização entre os jovens , a agência de viagens, agora, tem o intuito de oferecer um grande festival para os adolescentes. 

Angelo Ruggiero, Presidente do Conselho da Forma Turismo, explica que a ideia é trazer a estrutura de grandes shows para fazer com que os passageiros se sintam em um "Rock in Rio", por exemplo. "Por isso, incluímos ativações como roda-gigante, tirolesa, pêndulo, grafite, espaço gamer e até quadra de basquete", diz o profissional. 

Ele explica que a proposta surgiu da necessidade dos próprios formandos. "Cada vez menos pessoas estavam indo nos passeios. Percebemos, através de estudos, que eles queriam mais curtir com os amigos nos shows", detalha.

E a pesquisa da agência estava certa. Todos os passageiros consultados pelo iG Gente afirmaram que a grande expectativa das viagens eram os shows. 

Fãs de funk e pop estavam ansiosos pelo show de Dennis DJ e Ludmilla. Estes caíram em dias de chuva, mas, mesmo assim, os jovens não desistiram de ver os artistas. "Choveu, mas a gente deu um jeito. Curtimos muito", disse Julia Garcia, formanda do Anglo de Indaiatuba, em São Paulo.

Os adolescentes, que gostam de um ritmo mais dançante esperavam por Léo Santana e Barões da Pisadinha. "Gostei muito. Eu e minha amigas dançamos demais", contou a jovem sobre o show da dupla do piseiro. 

Teve gente que elegeu um dos shows de eletrônica como o melhor da temporada. "Gosto muito de eletrônica, então, para mim, o do Chemical Surf foi o melhor", conta o mineiro Flávio. 

Além disso, Angelo aponta que essa é a primeira viagem que muitos passageiros fazem sem os pais. Então, por que não fazer com que seja o primeiro festival também? 

Questionado sobre estar "sozinho" em uma viagem com grandes shows, Gabriel, de Minas Gerais, responde: "Temos mais liberdade, é doideira. Poderia ficar um mês aqui". 


Shows e artistas

"Toda vez que a Forma me chama eu dou um jeito de ir. Tocar para essa molecada é muito especial, eles são muito animados. É algo diferente", conta Dennis DJ, que se apresentou todas a semanas da temporada de 2022.

Léo Santana concorda sobre a energia diferente dos adolescentes: "Meu público normalmente é mais velho. Então, fico surpreso quando vejo que tem pessoas de 17 e 18 anos no show. Eles são muito animados", analisa Léo.

E essa energia diferente do público é visível em todos os shows. Os passageiros cantam, dançam e mostram que têm todas as músicas, dos mais diferentes artistas, na ponta da língua.

Os shows noturnos são os maiores, e trazem o maior público. Já os diurnos, que comportam uma quantidade menor de passageiros, contam com um clima mais tranquilo, mas nada desanimado. No entanto, os formandos concordam que os mais esperados são os noturnos, já que esses foram com nomes como Ludmilla, Dennis DJ e Barões da Pisadinha. 

Ludmilla no
Divulgação/ Forma Turismo
Ludmilla no "Porto Festival"

As apresentações acontecem nos espaços Forma Music Park, que fica no Axé Moi, que têm a lotação máxima entre 4 e 4,5 mil pessoas. Alguns shows também acontecem no Forma Beach Stage, que fica no Beach Beat. A capacidade deste é de 4 mil pessoas.

Ativações 

Além da tirolesa e roda-gigante, que dão uma visão geral de todo o espetáculo, outras ativações procuram atrair pessoas com diferentes gostos.

Tirolesa do
Divulgação/ Forma Turismo
Tirolesa do "Porto Festival"

"Vimos que, nas nossas viagens, vinha o mesmo perfil de estudantes. Por isso, fizemos ativações para incluir pessoas com diferentes personalidades", explica Ruggiero sobre a instalação da arena gamer, quadra de basquete e espaço para grafite. 

A presença de influencers, conhecidos pelo público mais jovem, também foi pensada para promover outra experiência inédita para os formandos. Julia celebrou um encontro com um dos produtores de conteúdo no show dos Barões da Pisadinha: "A gente até dançou com um tiktoker. Foi incrível".

Mas, outro ponto, importante considerar, é que com um pacote de cerca de R$ 5 mil, que não inclui as festas, um perfil específico de cliente é atraído: alunos de escolas particulares. Todos os estudantes, entrevistados pelo iG Gente, eram de instituições privadas. 

+ Entre no canal do iG Gente no Telegram e fique por dentro de todas as notícias sobre celebridades, reality shows e muito mais!

Todavia, Ruggiero, afirma que alunos de escolas ainda mais abastadas não se interessam mais em ir para Porto Seguro. Por isso, a Forma Turismo estuda a ideia de fazer esse tipo de viagem para acompanhar festivais gringos, como "Rock in Rio Lisboa" e "Coachella".

De toda forma, não há como negar que quem vai para Porto Seguro, com a Forma Turismo, não se arrepende. Na volta para casa, mesmos cansados, os formandos fizeram questão de gritar aos quatro ventos: "Foi incrível!".

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!