Boatos de que os famosos estariam em um relacionamento continuam de pé
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Boatos de que os famosos estariam em um relacionamento continuam de pé


As notificações que apareciam no alto da tela do celular naquela quarta-feira de maio de 2021 não eram bom sinal. Depois de escrever um tuíte questionando a queda do consumo de carne no Brasil (“É o preço que tá alto ou os consumidores que estão mais conscientes?”), Enzo Celulari, que só come peixe e frutos do mar há cinco anos, teve como resposta uma série de críticas de cunho social. “O povo tá passando fome, Enzo. Não é consciência, é falta de opção”, rebateu uma seguidora. Não demorou muito para que a publicação fosse apagada. “Posso, talvez, não ter pensando tanto ao postar, mas acho que foi uma interpretação equivocada das pessoas”, comenta o empresário. “Tenho total noção do quão significativo é um prato de comida na mesa de uma família que passa fome, com carne ou sem. Nunca foi sobre isso.”

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Mas sobre impacto socioambiental. Aos 25 anos, o filho de Claudia Raia e Edson Celulari é um dos principais representantes de uma geração de jovens brasileiros engajada com iniciativas sustentáveis, e contesta os comentários daqueles que atribuem vaidade à exposição do empenho com a causa. “Se eu quisesse apenas me promover, não estaria dedicando minha vida inteira a isso. Quando posto que estou participando de um trabalho voluntário, acabo estimulando outras pessoas a fazerem o mesmo.” 


Reconhecido por seu trabalho no empreendedorismo social, Enzo é cotado por marcas renomadas para ser a cara de companhas e iniciativas focadas na preservação da natureza e em outras questões urgentes da sociedade. Assumiu o que chama de “namoro” com o Greenpeace, instituição que o chamou, no início deste ano, para ser embaixador para o incentivo da agroecologia e da alimentação sustentável, indo a expedições e traçando estratégias; firmou uma parceria com a Rolex para ajudar a divulgar e tocar os projetos da fundação em prol da causa; foi porta-voz de sustentabilidade da L’Occitane en Provence; e iniciou com a Prada a divulgação do re-nylon no Brasil, plástico retirado dos oceanos e transformado em tecido. Mas nada disso aconteceria se não tivesse criado a Dadivar, em 2016, instituto de arrecadação coletiva que virou um conglomerado de três empresas que prestam consultoria de impacto socioambiental nas áreas técnica, jurídica e de comunicação a organizações do terceiro setor. “Não imaginei chegar a esse nível. Tem convites que não aceito, porque vejo que não existe um propósito real por trás.”


Propósito é um termo que Enzo entende bem desde os 4 anos, quando Claudia Raia o levou pela primeira vez a uma creche para entregar doações e passar o dia com as crianças da instituição. “Meu filho foi criado e cresceu com esse olhar dadivoso, voltado ao outro. Lembro de quando ele ganhou dois berimbaus no aniversário de 8 anos. Correu até a mim e falou ‘ganhei dois berimbaus, mas eu sou só um. Não preciso de dois. Esse aqui vai para a sacola da doação’”, lembra a atriz.

Mesmo tendo herdado o senso de solidariedade e responsabilidade ambiental da família, o empresário confessa que já precisou “educá-los” em alguns pontos. “Meus pais vêm de outra geração. É normal que eles tenham dificuldade ou demorem para entender os impactos das nossas atitudes no mundo. Já os alertei sobre a separação do lixo, por exemplo”, conta. Enzo ainda acrescenta que tomou a frente do projeto da construção de uma nova casa de campo da mãe para torná-la sustentável. “Vai ter iluminação solar, carpete reciclado que imita madeira, tapetes confeccionados com plástico recolhido dos oceanos, móveis produzidos por designers engajados em iniciativas sustentáveis... Ideias minhas e que eles embarcaram.”

O pulsar da veia ativista do empresário também o levou a se interessar por moda sustentável, já que a indústria do vestuário é a segunda mais poluente do mundo. Apesar de seu guarda-roupa ainda não ser totalmente ocupado por peças cuja fabricação é menos nociva ao meio ambiente (“estaria sendo um grande mentiroso se dissesse o contrário”), ele afirma que a prioridade daqui em diante é se vestir de maneira ecologicamente mais correta. Todas as roupas usadas no ensaio desta reportagem, inclusive, foram produzidas com tecidos sustentáveis. “Claro, não é uma mudança simples, que se faça do dia para a noite. É um processo. Mas enalteço e aplaudo marcas que já seguem esses ideais.”

Seu gosto por moda já lhe rendeu comentários preconceituosos e questionamentos sobre sua orientação sexual, principalmente por aparecer com unhas pintadas e usar maquiagem. “Não estou nem aí. Isso é uma grande bobagem, estamos em 2022, e me estimula a usar cada vez mais. Não tenho qualquer dúvida sobre minha sexualidade, sei muito bem do que gosto e do que não gosto”, dispara. Desde que terminou o namoro com Bruna Marquezine, no meio do ano passado, o empresário está solteiro e afirma que não deixa de “se divertir”. Há um futuro inteiro pela frente.

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