Dira Paes no papel de Filó em 'Pantanal'
Fábio Rocha/Globo
Dira Paes no papel de Filó em 'Pantanal'

Com tanto jacaré no Pantanal, há quem chegue por lá e fique com medo de ser mordido pelo bicho. Mas no caso de Dira Paes, a surpresa com o animal se deu de modo completamente diferente. Foi na cozinha, onde ela passa a maior parte do tempo na pele de Filó, cozinheira de mão cheia da novela das nove. Entre uma cena e outra que tem deixado tanta gente com água na boca, quem abocanhou o jacaré foi a atriz. E ela aprovou, viu?!

— Foi o prato que mais me chamou a atenção desde que cheguei aqui. Jacaré realmente tem um sabor muito delicioso, principalmente quando feito à milanesa, como eu comi — conta a atriz.

Com tanta comida rolando na fazenda de Zé Leôncio (Marcos Palmeira), segurar o apetite se torna uma tarefa realmente difícil para o elenco, que ataca a mesa. A logística para preparar as delícias vistas na TV também envolve muitas curiosidades:

A comida é de verdade?

Na cozinha de Filó, todas as comidas que apareceram até agora são de verdade, com exceção apenas de algumas cestas de ovos cenográficos.

— Logo nas pesquisas, o Papinha (Rogério Gomes, diretor) pedia muito para que ficasse tudo bem real — explica a produtora de arte titular Mirica Vianna, que cuida dos cenários da novela.

O convidativo cômodo, no entanto, fica nos estúdios da Globo, em Curicica, e não no Mato Grosso do Sul. Mas o cheiro é como se fosse de lá da região mesmo.

— Tem todo um protocolo de segurança no estúdio em relação a gás. Mas como a Filó cozinha em fogão à lenha, ele fica aceso e isso traz um aroma para a cena. As pessoas entram e sentem que tem uma coisa deliciosa ali — justifica Mirica, que emenda: Tenho uma assistente, a Letícia Galm, que ama cozinhar. Ela faz pão de verdade no estúdio. Isso deu uma vivência ótima para a Filó.

Atores bons de garfo

A opção por ter comidas de verdade em cena foi também para que os atores possam ter movimentos reais na cozinha: entrar e tirar um pedaço de bolo, pegar uma lasca de goiabada, beber uma xícara de café... E eles adoram aproveitar isso.

— Quando sabem que vai ter cena com comida, muitas vezes eles deixam de almoçar. Às vezes a gente fica brigando para não acabar toda a comida — entrega Mirica, comparando: — As atrizes tiram duas garfadinhas. Mas os homens comem mais.

Atores Dira Paes, Zé Loreto e Guito se divertem nos bastidores de 'Pantanal'
Fábio Rocha/Globo
Atores Dira Paes, Zé Loreto e Guito se divertem nos bastidores de 'Pantanal'

Manutenção dos alimentos

Para terem uma vivência de cozinha com pratos típicos, Dira Paes e Letícia Salles (atriz que interpretou Filó mais jovem) fizeram um curso de culinária antes das gravações, além de visitarem as fazendas da região.

Mas os pratos que vão para a cena são feitos pela cozinheira Eliane Lili, que atende outros produtos da Globo.

Alguns alimentos que podem ser usados no dia seguinte vão para a geladeira no almoxarifado da equipe de arte. Outra parte vai para funcionários da emissora que queiram comer.

Refeição farta na vida real

Nas grandes fazendas pantaneiras, costuma ter comida para muitos peões, que fazem a primeira refeição às 4h30 da manhã. A novela busca reproduzir isso.

— O primeiro prato é reforçado para as comitivas, que comem o Quebra Torto, uma mistura de arroz com carne-seca, cebola, farinha e ovos — diz Mirica, que destaca: — Nossa mesa é gigante. Não dá para botar duas coisinhas, tem que lotar aquilo!

Tadeu (Zé Loreto) e Zé Leôncio (Marcos Palmeira) na cozinha de 'Pantanal'
Fábio Rocha/Globo
Tadeu (Zé Loreto) e Zé Leôncio (Marcos Palmeira) na cozinha de 'Pantanal'

Mais curiosidades

Cam(peão) do Garfo

“José Loreto é o que mais come. Ele adora. Como é o personagem filho da Filó, ela está sempre preparando um prato para ele. Já até pedimos uma quantidade um pouquinho maior”, entrega Mirica.

Custos

A cada cena feita na cozinha, a equipe de arte gasta entre R$ 850 e R$ 900 com pratos e outros itens que são encomendados.

Equipando a cozinha

As panelas e utensílios de Filó foram comprados em sua maioria em Campo Grande (MS) e na Feira de Tradições Nordestinas, no bairro de São Cristóvão, no Rio.

Prediletos da Dira

“No Pantanal, não tem padaria, então os pães são caseiros, é uma das comidas de que eu mais gosto. Tem também uma farofa de ovo com linguiça muito gostosa”, elogia a atriz.

Pratos mais feitos por Filó

Quebra Torto / Arroz Carreteiro / Mandioca (frita ou cozida) / Batata doce / Feijão tropeiro ou convencional com muita carne / Carne de porco / Bolo ou rocambole para o café da tarde.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!