Gustavo Mioto celebra 10 anos de carreira
Divulgação
Gustavo Mioto celebra 10 anos de carreira


O cantor Gustavo Mioto completa dez anos de carreira em 2022 e, nesta sexta-feira (18), dá início às comemorações. O sertanejo lança o primeiro projeto do “Ano X”, o registro do show audiovisual “Sem Cortes”, gravado em Jaguariúna (SP), com a presença de mais de 40 mil pessoas. Em entrevista ao iG Gente, Mioto avaliou tudo que viveu ao longo dos dez anos, assumiu que pensou em desistir dos palcos, e abriu o coração para falar da nova fase de solteiro.

O registro do show está disponível nas plataformas digitais e chegará ao YouTube às 19h desta sexta-feira. O primeiro projeto do ano conta com faixas conhecidas pelo público como “Anti-Amor”, “Despedida de Casal” e “Impressionando os Anjos”. Esta última, lançada pela primeira vez em 2016, foi decisiva para o cantor não desistir da carreira.

“O meu momento mais difícil foi logo antes de entender que estava no momento certo. Não tinha acontecido nada em nossa carreira, não achava músicas para gravar, a galera não dava oportunidade. Algumas pessoas que trabalhavam com a gente fizeram pouco caso na época e a gente foi meio que mandado embora de com quem a gente trabalhava. Cheguei a refletir se era isso mesmo, se eu realmente precisava passar por aquela situação. Logo em seguida, escrevi ‘Impressionando os Anjos’ onde a vida mudou e tudo começou a andar. Foi quase quando no último dia, quando eu pensei em cumprir os compromissos e parar, apareceu a música”, lembra Mioto.


O cantor, no entanto, conta que nunca faltou apoio dos artistas sertanejos ao longo dos dez anos. No registro “Sem Cortes”, Gustavo manteve a faixa “Restrição Sentimental”, gravada com Marília Mendonça antes da morte da rainha da sofrência, em novembro de 2021. A canção está no registro após ser autorizada pela família de Marília.

“Dentro do sertanejo eu não posso reclamar do apoio. Tanto para gravar quanto para incentivo e conselho. O sertanejo é unido e por isso se tornou o gênero número um do Brasil. É muito democrático. A gente grava com funk, pagode, axé, pagodão baiano, forró. Acho que esse foi o grande ponto, pois a galera consegue escutar o sertanejo em qualquer momento”, analisa.

Leia Também


O cantor ainda comentou a vida de solteiro que leva desde o fim do relacionamento com Thaynara OG, em outubro de de 2021. O namoro dos dois começou em 2018 e foi marcado por idas e vindas, mas Gustavo explica que já voltou a paquerar outras pessoas, mas garante que o foco em 2022 não é o lado sentimental. “É difícil estar solteiro sem paquerar. Solteiro sem paquerar seria hipocrisia. Mas eu tô muito tranquilo e sem cabeça para isso neste momento. Demanda uma entrega, né? Nesse momento é focar no trabalho em um ano de coisas para lançar”, justifica.

Perguntado se os hits “Despedida de Casal” e “Com ou Sem Mim” têm relação com a própria vida amorosa, o sertanejo entrega que já se viu na letra da segunda. “Na ‘Despedida de Casal’, não. Na ‘Com ou Sem Mim’, acho que todo mundo passa por isso uma vez na vida. De por na cabeça que é melhor você se retirar pois entende que as duas pessoas não se batem, não encaixam. De tirar o pé para se encaixar em outro lugar", confessa.

Gustavo Mioto e Thaynara OG
Reprodução/Instagram/@gustavopmioto
Gustavo Mioto e Thaynara OG


Planejando a turnê em comemoração aos dez anos de carreira, Gustavo Mioto pede para as autoridades a flexibilização dos protocolos de saúde estabelecidos na pandemia do coronavírus. Para ele, é necessária a realização do São João em 2022.

"Eu torço muito para que role a turnê e a galera que tem a caneta olhe para o nosso setor do mesmo jeito que olham para outubro e outros setores. Mesmo que a gente não tenha tido a oportunidade de propor protocolos, eu tenho certeza que o setor de eventos tem muitos protocolos para fazer eventos com seguranças. Acredito demais na realização do São João e, se não tiver, vai ser muito triste de novo. Se tiver Carnaval em abril, não ter o São João em junho é uma burrice. O povo precisa disso”, aponta Mioto.

Para voltar aos palcos, o cantor sertanejo retomou a preparação com  profissionais como nutricionistas e fonoáudiologos. O cantor contou ao iG Gente que engordou 10 kg na pandemia.  “Eu tô voltando com a rotina de preparação. Na pandemia, eu engordei bem. Uns 10 kg. Nessa de comer o que tinha pela frente e depois deitar e descansar. Agora, a gente volta a essa rotina de treino e dieta”, diz Gustavo, que revela um cuidado específico com a voz devido a uma cirurgia que fez quando criança.

"Faço uma preparação para aguentar estar no palco em alta performance. No sertanejo a gente tem dois, três shows no mesmo dia. A gente precisa estar com o corpo preparado. Cantar exige muito de diafragma, pescoço, peito e costas. Tem uma preparação com rotina de treinos, jogo tênis. A fono me prepara. Tenho uma diferença de tamanho na garganta, por causa de uma cirurgia que fiz quando criança, que me cansa um pouco mais que o resto da galera. A gente está fazendo um 360º para voltar forte", finaliza.


** Kadu Brandão é jornalista pela UFBA, pós-graduando em MKT e Redes Sociais, soteropolitano e cheio de axé. É especialista em reality show e Carnaval. Tem passagem por CBN, Globo Esporte, iBahia e Bahia FM, além de contar com atuação em assessorias. Tem colaborações para UOL e CBF, e apresenta o “Podmiga”, podcast de reality show. No iG, escreve para o iG Gente.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!