Desde que beijou Natália na festa da semana passada, Eliezer chamou atenção do Brasil por causa do herpes labial que apresentou dentro do "BBB 22". Nesta quinta-feira (17), o brother voltou a ficar com Natália e até transou com a mineira durante a madrugada.
Durante o envolvimento, a boca de Eliezer começou a sangrar devido a abrasão da derme. No entanto, o participante não parou de beijar. O iG Gente procurou uma médica infectologista para explicar quais os cuidados o brother deveria ter com o herpes. Segundo Adielma Nizarala, o veto ao beijo é uma necessidade na fase aguda em que o participante está.
"A orientação é não beijar, não compartilhar qualquer objeto. O vírus se caracteriza por infecções crônicas que se manifestam periodicamente. Provavelmente, foi desencadeado pelo estresse do confinamento, criando essa ferida no lábio. A lesão começa formando pequenas vesículas (bolhas), que contém um líquido rico em vírus e, quando se rompem, liberam esses vírus, sendo a fase de maior transmissibilidade. Neste momento da doença, ele não devia beijar, compartilhar copos, lata de cerveja e outros objetos de uso pessoal. Até mesmo coçar a boca e colocar a mão em outras partes do corpo, pode levar a novos pontos de lesão”, alerta Adielma Nizarala.
Leia Também
Existem dois tipos de Herpes: o Herpes Simples 1 (HSV1) e Herpes Simples 2 (HSV2), que são caracterizados por feridas que podem arder, doer e coçar, além de sangrar. O Herpes 1 geralmente provoca lesões mais comumente nos lábios, enquanto o Herpes 2 se manifesta com maior frequência na região genital . “A manifestação do herpes dura entre sete e dez dias e pode evoluir para resolução sem uso de medicamentos. Apenas quando os sintomas são muito incômodos para o paciente, o tratamento local ou sistêmico é prescrito.Ele teve contato com o vírus em algum momento da vida e o vírus fica em nosso corpo, provocando quadros de agudização em alguns momentos da vida", analisa a médica.
Eliezer e Natália transaram na madrugada desta quinta-feira (17). A mineira pediu para Vyni pegar preservativo para o ato sexual e a noite esquentou no edredom. Adielma chama atenção para a possibilidade de transmissão do herpes através do sexo oral. “Outra coisa importante de dizer é que o mais comum é usarmos essa divisão didática de tipo 1 para lábio e tipo 2 para genitalia. Entretanto, o tipo 1 pode causar lesão genital e o dois labial. Isso quer dizer que apesar do Eliezer ter um herpes labial, se a Natália se infectar, pode abrir o quadro com uma lesão genital”, explica.
Adielma explica que, assim como o vírus da catapora, o herpes não tem cura. “Ele fica escondido em glândulas nervosas, e transita quando você está com baixa imunidade, sofre com infecções, se expõe demais ao sol e sofre com estresse”, finaliza.
Eliezer foi alertado pela Globo
Quando Maria apontou que Eliezer estava com herpes e beijou Natália no dia 10 de fevereiro, o apresentador Tadeu Schmidt explicou durante o programa ao vivo que o brother estava passando por um tratamento.
"Antes de continuar vendo o que aconteceu na madrugada, vocês viram que a Maria comentou que o Eliezer está com herpes. Nós fomos ouvir a equipe médica da Globo sobre o assunto. Eles explicaram que o herpes é uma doença viral e frequente na população. Quando está em uma fase aguda, com a presença de lesão, como é o machucado na boca do Eliezer, devemos tomar alguns cuidados", disse Tadeu, que revelou a orientação dada pela equipe ao participante.