Luciano, primeiro eliminado do
Reprodução/Globoplay
Luciano, primeiro eliminado do "BBB22", está com covid-19


Após a apresentadora Ana Clara anunciar na noite de quinta-feira (27) que Luciano Estevan, primeiro eliminado do “BBB  22”, testou positivo para covid-19 uma dúvida surgiu na web: será que o ex-BBB contraiu o vírus dentro do confinamento?


Diversas teorias surgiram nas redes sociais. “Tem uns três ali tossindo aí o Luciano positiva para COVID hoje. Não me espantaria nada se ele pegou lá dentro”, escreveu um internauta. “O Luciano positivou para covid???? Passada, será que ele pegou lá dentro????”, perguntou outra pessoa no Twitter.

O iG Gente entrou em contato com a médica infectologista Adielma Nizarala para analisar o caso de Luciano, que divulgou o resultado positivo para covid-19 dois dias após a eliminação. "Todas as possibilidades precisam ser avaliadas. A primeira é dele ter entrado na casa por um falso negativo, pois não sabemos o método usado para definir o tempo para a testagem antes deles entrarem no reality Esse exame deve ser idealmente coletado entre o 3° e o 7° dia de sintomas ou do possível contato com fonte infectada”, inicia a médica.


Adielma também explica que não dá para descartar o contágio dentro do confinamento. “Precisa avaliar também a possibilidade dele ter se infectado dentro da casa, mas não sabemos quais os protocolos adotados dentro da casa fora do que é possível de ser acompanhado pelos telespectadores”, analisa.

Leia Também

Leia Também

Sobre a chance de Luciano ter contraído o vírus após a eliminação, a infectologista explica que existe, mas o tempo curto para positivar em um exame chama atenção. “Nesse caso chama atenção apenas o tempo entre a saída na terça-feira a noite e um teste positivo divulgado na noite de quinta-feira, já que os testes  RtPCR, por exemplo, que são padrão ouro, têm o melhor período de coleta, preferencialmente, entre o terceiro e o sétimo dia de sintomas ou do contato com uma fonte positiva. O tempo e contatos, bem como protocolos e testagem, devem ser analisados com cuidado, até para garantir a segurança dos que permanecem dentro do BBB”, reforça Adielma, que acha prudente a emissora testar os participantes nesta sexta-feira (28) e novamente após cinco dias.

Luciano, que está cumprindo a quarentena dentro de um quarto de hotel no Rio de Janeiro, teve contato com Rafa Kalimann no “bate-papo com o eliminando", Paulo Vieira, na gravação de um quadro para o programa da Globo, além de ter participado do café com Ana Maria Braga na manhã após a eliminação. Isolado, o ex-BBB garantiu que fez o exame PCR antes de participar do programa de Ana Clara no Gshow e Globoplay, o “Fora da Casa”, na quinta-feira (28). Na noite anterior, ele esteve com Ana Clara e Bruno de Lucca, no programa "A Eliminação", do Multishow.

"Gente, estou bem, ótimo, assintomático. sem febre, sem dor de garganta e sem sintoma. Testei positivo para covid-19 e nessa altura do campeonato é mais comum do que parece. Antes de qualquer programa, a gente faz o PCR e dessa vez deu positivo", disse Luciano nos Stories do Instagram.

O iG Gente procurou a Globo para verificar a possibilidade de contágio dentro do reality, além de uma possível testagem nos confinados. A emisora respondeu que "O BBB segue um rigoroso protocolo de segurança, assim como os demais programas da Globo. Os participantes seguem bem e estão sendo acompanhados constantemente por uma equipe médica que fica à disposição 24 horas por dia".

Em nota ao iG Gente, a Globo também informou que os apresentadores que tiveram contato com Luciano foram testados e estão bem.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!